terça-feira, 8 de dezembro de 2009

15ª JORNADA BRASILEIRA DE PEDAGOGIA SOCIAL

“PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGICA DO EVENTO”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (ProEx)
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CE
DEPARTAMENTO DE TEORIAS DO ENSINO E PRÁTICAS - DTEPE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FEUSP

15ª JORNADA BRASILEIRA DE PEDAGOGIA SOCIAL”
Dias do evento:

1º dia - Quinta-Feira no dia 25 Março de 2010
&
2º dia - Sexta-Feira no dia 26 de Março de 2010


QUINTA-FEIRA (25/03/2010)

MANHÃ
8h às 8h30min: Credenciamento
8h30min as 8h45min: Abertura do evento

Professoras Doutoras:
Θ Maria Aparecida Santos Corrêa
Barreto (Diretora do CE);
Θ Denise Meyrelles de Jesus
(Coordenadora do PPGE).

9h às 12h - Conferências:
Alguns Fundamentos Possíveis
Nas Esferas Teóricas e
Metodológicas da Pedagogia
Social no Brasil: Estado da Arte(Parte I)

Professores Doutores:
Θ Roberto da Silva (USP);
Θ Stéphanie Gasse – Université De Rouen (França);Tradução: Professora Doutora Nilda Alves (UERJ).
Θ Martha Tristão (UFES)
Θ Hiran Pinel (UFES/ PPGE)

Coordenação mesa: Professor doutor Carlos Eduardo Ferraço

ALMOÇO: 12H às 14h

TARDE

14h às 16h
Experiências Capixabas de Pedagogia Social
Professoras Mestres:
Θ Jacyara Silva Paiva e três educadoras sociais da Prefeitura Municipal de Vila Velha ES.
Θ Maria Graça Pimentel.
Θ Maristela do Valle.

LANÇAMENTO DO LIVRO
"PEDAGOGIA SOCIAL"
(ORG) - Θ Roberto da Silva, João Clemente e Rogério Moura.

SEXTA-FEIRA (26/03/2010)

MANHÃ

9h às 12h – Conferências:
Alguns Fundamentos Possíveis
Nas Esferas Teóricas e
Metodológicas da Pedagogia
Social no Brasil e na Àfrica: Estado da Arte –
(Parte II)

Professores Doutores:
Θ João Clemente de Souza Neto
(Mackenzie, SP);
Θ Gerda Margit Foerst (UFES)
Θ Silvia M. Trugilho (UNISALES, ES)
Θ Bernd Fichtner - Universidade de Siegen (Alemanha). Professor visitante UFES/ PPGE.

Coordenação mesa: Ms.Edson Maciel

ALMOÇO:14h as 16h

TARDE
Experiências Capixabas de Pedagogia Social
Professores:
Θ Ms. Carlos Antonio dos Santos.
Θ Doutor Rodrigo Rossoni
Θ Ms. Doutorando Soller Gonzáles.

16h às 17h – Encerramento
Professores Doutores:
Θ Hiran Pinel (UFES);
Θ Roberto da Silva (USP).
[1] O termo “estratégico” significa que essa é a programação oficial mas que pode ocorrer mudanças devidas as intempéries de quaisquer eventos e de suas inquietudes.

***

OBJETIVO DO EVENTO:

O evento tem, dentre outros objetivos, o de produzir reflexões sobre as práticas capixabas de Pedagogia Social produzidas pelos educadores sociais, comparando-as com as práticas nacionais e internacionais, e daí reinventando-as.

Cidade: Vitória, ES - Brasil - 25 e 26/03/2010.
Local: Auditório do Centro de Educação-CE-IC-IV
Escola: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

ISSN: 2177-1669

Registro do evento no SIEX/UFES: 62455

***

Inscrição:

Entre no seguinte endereço (sítio) e faça ‘on line’ sua inscrição para a 15ª Jornada Brasileira de Pedagogia Social e siga as normas de pagamentos.
Site: http://www.radier.com.br/preinscricao.php
E-mail: pedagogiasocial@radier.com.br

A inscrição confirma sua presença.

***

COMITÊ CIENTIFICO:
Θ Alex Sandro C. Sant’ Ana – Ms, UFPI.
Θ Carlos Eduardo Ferraço – Doutor, UFES.
Θ César Pereira Cola – Doutor, UFES.
Θ Denise Meyrelles de Jesus – Doutora, UFES.
Θ Edna Castro Oliveira - Doutora, UFES.
Θ Erineu Foerst - Doutor, UFES.
Θ Gerda Margit Schütz Foerste - Doutora, UFES.
Θ Hiran Pinel - Doutor, UFES.
Θ Ivone Martins de Oliveira - Doutora, UFES.
Θ João Clemente de Souza Neto - Doutor, M, Mackenzie; FIEO.
Θ Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto - Doutora, UFES.
Θ Maria da Penha Rodrigues Firmes - Doutora, UFVJM.
Θ Maria Stela Graciani – Doutora, PUC/SP.
Θ Martha Tristão – Doutora, UFES.
Θ Moema Rebouças – Doutora, UFES.
Θ Paulo Roque Colodete – Doutor, Comunidade.
Θ Roberto Silva – Doutor, FEUSP.
Θ Rodrigo Rossoni – Doutor, FAESA.
Θ Silvia Moreira Trugilho – Doutora, UNISALES.
Θ Sônia Lopes Victor – Doutora, UFES.
Θ Vitor Gomes – Doutor, IFES.

*

25 e 26 de março de 2010

***

AS PESQUISAS APROVADAS (AQUI SOB FORMA DE ARTIGO CIENTÍFICO) PELO COMITÊ CIENTÍFICO, PUBLICADA NO "ANAIS..." POR: a) ORDEM DE CHEGADA AO E-MAIL CONFORME INDICADO; b) TÍTULO; c) NOME DO INVESTIGADOR:

ARTIGO CIENTÍFICO 01: PRÁTICAS NÃO-CONVENCIONAIS DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO GERENCIAL MOBILIZADORAS DA SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA - De: Hercoles Eroides Jaci; Íris Barbosa Goulart.

ARTIGO CIENTÍFICO 02: AUTO-IMAGENS, A PARTIR DO MEIO AMBIENTE, CAPTURADAS POR CRIANÇAS DO MST: OFICINAS PEDAGÓGICAS DE FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO SOCIAL – De: Rodrigo Rossoni.

ARTIGO CIENTÍFICO 03: A EXPERIÊNCIA DE SENTIDO NUMA ‘PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA SOCIAL’ DENOMINADA ‘OLIMPÍADAS DE BÊQUIM’ – De: Maristela do Valle.

ARTIGO CIENTÍFICO 04: PEDAGOGIA SOCIAL: UMA INTERROGAÇÃO FENOMENOLÓGICA A UM GRUPO FOCAL DE EDUCADORES SOCIAIS – De: Hiran Pinel.

ARTIGO CIENTÍFICO 05: “OS MODOS DE SER-SENDO” EDUCADORES E EDUCANDOS DO PROGRAMA SOCIAL “CRER COM AS MÃOS” – De: Maristela do Valle.

ARTIGO CIENTÍFICO 06: PARCERIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO – De: Erineu Foerste; Gerda Margit Schütz Foerste; Lírio Drescher; Maria Aparecida Trarbach; Mônica Nickel; Rogério Caliari.

ARTIGO CIENTÍFICO 07: EXPERIÊNCIA COM ‘OFICINA TERAPÊUTICA’ EM SAÚDE MENTAL: A PRESENÇA DA ‘PEDAGOGIA SOCIAL’ NOS TRABALHOS DE PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA NA PREVENÇÃO COM A SAÚDE NA COMUNIDADE – De: Cinthia Araujo Antunes; Cloves Bitencourt Neto.

ARTIGO CIENTÍFICO 08: A EDUCAÇÃO PARA A MORTE NO ÂMBITO DA PEDAGOGIA SOCIAL: APORTES DA LITERATURA DE VIAGENS E DO CONCEITO DE EMERGÊNCIA ESPIRITUAL – De: Paulo Roberto Azevedo Varejão.

ARTIGO CIENTÍFICO 09: FAMÍLIA E DEFICIÊNCIA: SUBSÍDIOS PARA EDUCADORES SOCIAIS – De: Cloves Bitencourt Neto; Danusa Pereira de Aragão; Laís Graneman.

ARTIGO CIENTÍFICO 10: TEORIA PSICOLÓGICA SÓCIO-HISTÓRICA DE TENDÊNCIA BRASILEIRA: SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS – De: Hiran Pinel; Paulo Roque Colodete.

ARTIGO CIENTÍFICO 11: A PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SOCIAL, QUE CAMINHO É ESSE? – De: Jacyara Silva de Paiva.

ARTIGO CIENTÍFICO 12: DESIGUALDADE SOCIAL E ESCOLARIZAÇÃO DAS ELITES: UMA ANÁLISE DA DIMENSÃO SUBJETIVA – De: Rita de Cássia Mitleg Kulnig.

ARTIGO CIENTÍFICO 13: A SOCIEDADE DO SUBSÍDIO E A EDUCAÇÃO: SOBRE ALGUMAS POLÍTICAS DE DESMOBILIZAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE – De: Alex Sandro C. Sant’Ana.
ARTIGO CIENTÍFICO 14: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NA ESFERA DA SEXUALIDADE: OS ‘NÓS’ SENDO INVESTIGADOS - Rutinelli da Penha Fávero.


ARTIGO CIENTÍFICO 15: CAMINHANDO COM FÉ: OS PASSOS DE ANCHIETA E AS LIÇÕES ENSINADAS-APRENDIDAS DO/NO/COM CAMINHO – De: Leide Bela de Brito Anália da Costa

ARTIGO CIENTÍFICO 16: NÃO HÁ SEGREDO EM BROKEBACK MOUNTAIN: A ORDEM DO DISCURSO E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL DO CINEMA – De: João Porto

ARTIGO CIENTÍFICO 17: PALITOS DE DENTE, ENSINO, APRENDIZAGEM E EXISTENCIALISMO – De: João Porto

ARTIGO CIENTÍFICO 18: “DIAGNÓSTICO DE UMA COMUNIDADE”: SUBSÍDIOS PARA INTERVENÇÃO JUNTO A UMA MENINA [OBJETO DE VIOLÊNCIA FAMILAIR] ATRAVÉS DA PEDAGOGIA SOCIAL EM UM “PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA” (PSF) – De: Paulo Roque Colodete

ARTIGO CIENTÍFICO 19: INCLUSÃO OU DESILUSÃO: REFLEXOS DO CURRÍCULO DE 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS CRIANÇAS – De: Fernanda Monteiro Barreto Camargo

ARTIGO CIENTÍFICO 20: (DES) CORTINANDO O CENÁRIO DA REALIDADE DAS CRIANÇAS E DE SUAS INFÂNCIAS NOS PROCESSOS ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR E NÃO ESCOLAR-INFORMAL E NÃO INFORMAL – De: Carlos Antonio dos Santos

ARTIGO CIENTÍFICO 21
: UMA “ESCOLA ABERTA” [DE ACORDO COM A ‘UNESCO’]: DESCRIÇÕES E NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – De: Marcio Colodete Sobroza

ARTIGO CIENTÍFICO 22: EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: O PENSAMENTO E PRÁTICA DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA – De: Eliesér Toretta Zen

ARTIGO CIENTÍFICO 23: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA EMANCIPATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE ENTRE OUTROS PENSADORES DA EDUCAÇÃO – De: Eduardo Vianna Gáudio.

ARTIGO CIENTÍFICO 24: REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE UMA CIDADANIA PLANETÁRIA – De: Márcia Moreira de Araújo

ARTIGO CIENTÍFICO 25: FAZENDO ARTE – De: Sandra Amaral.

ARTIGO CIENTÍFICO 26: TEATRO-EDUCAÇÃO NA REDE ESCOLAR MUNICIPAL DE VITÓRIA: UM ESTUDO DE CASO – De: Rose Mary Fraga Pereira

ARTIGO CIENTÍFICO 27: HORA DA VISITA: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS AO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE VILA VELHA – De: Sayonara Passos

ARTIGO CIENTÍFICO 28: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROEJA PARA ALUNOS COM ENSINO MÉDIO CONCLUSO DO IFES CAMPUS COLATINA: UM NOVO OLHAR SOBRE ESSES SUJEITOS – De: Kênia Cristina Tinelli

ARTIGO CIENTÍFICO 29: UM TIRO NOS OUVIDOS: RAP, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO – De: Geyza Rosa Oliveira Novais Vidon.

ARTIGO CIENTÍFICO 30: PARCEIRA AGRÍCOLA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA REALIDADE A VONTADE – De: Sebastião Ferreira

ARTIGO CIENTÍFICO 31: COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SAPÊ DO NORTE: DIVERSIDADE CULTURAL E BIOLÓGICA ESTÁ SENDO ELIMINADA – De: Olindina Serafim Nascimento.

ARTIGO CIENTÍFICO 32: EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REFLEXÃO DOS FATORES HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA REALIDADE DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO - De: Geovani da Silva Bayerl; Reginaldo Andrade & Márcia Helena Siervi Manso.

ARTIGO CIENTÍFICO 33: A POÉTICA DOS ESPAÇOS: UMA EXPERIÊNCIA SEM TERRINHA – De: Sonia Maria de Oliveira Ferreira; Gerda Margit Schütz-Foerste.

ARTIGO CIENTÍFICO 34: TEMPOS E ESPAÇOS: ANALISANDO AS PRÁTICAS INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO NÚCLEO BRINCARTE NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – De: Maria Aparecida R. da Costa Santos

ARTIGO CIENTÍFICO 35: A ESCOLA FORMAL VIA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA – De: Ângela Rodrigues Dias

ARTIGO CIENTÍFICO 36: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL E SEU CAMPO DE ATUAÇÃO – De: João Clemente de Souza Neto

ARTIGO CIENTÍFICO 37
: A ARTE DE PACIFICAR CORAÇÕES: UM ESTUDO DO “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS” NOS PRESÍDIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – De: Dalila Lubiana; Márcia Helena Siervi Manso.

ARTIGO CIENTÍFICO 38: ARTE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – De: Myriam Fernandes Pestana Oliveira

ARTIGO CIENTÍFICO 39: O QUE A LUZ PODE NOS CONTAR – De: Marieta Vieira Messina

ARTIGO CIENTÍFICO 40: POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O CAMPO: O PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO RURAL – PROVER, NO MUNICÍPIO DE JAGUARÉ – ES – De: Charles Moreto.

ARTIGO CIENTÍFICO 41: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – BRINCARTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA POLÍTICA PÚBLICA ARTICULADA – De: Zoraide Barboza de Souza

ARTIGO CIENTÍFICO 42: IMPLATAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – De: Marinete Santana; Márcia Helena Siervi Manso

ARTIGO CIENTÍFICO 43: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO ETNOGRÁFICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SOCIAL JUNTO A MORADORES DE UMA COMUNIDADE LITORÂNEA DO NORDESTE BRASILEIRO - De: Daniel Santos Libardi

ARTIGO CIENTÍFICO 44: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS 30 ANOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – De: Erineu Foerste; Rogério Caliari; Cláudio Cari.

ARTIGO CIENTÍFICO 45: O (DES)VELAR DE VALORES: UMA LEITURA EXISTENCIAL-FENOMENOLÓGICA ACERCA DAS NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARIACICA/ES – De: Alexsandra dos Santos Oliveira

ARTIGO CIENTÍFICO 46: UM BREVE ESTUDO DA LINGUAGEM EM NIETZSCHE E VYGOTSKY. SUAS IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL – De: Matheus Moreira

ARTIGO CIENTÍFICO 47: OFICINA DE TECNICAS PARA CONTAR HISTÓRIAS; SUBSIDIOS PARA O EDUCADOR SOCIAL – De: Ana Rita Cesar

ARTIGO CIENTÍFICO 48: A CONDIÇÃO DA HOMOSSEXUAL FEMININA NA TERCEIRA IDADE: O SILÊNCIO DE UMA EXPERIÊNCIA – De: Elaine R.M. Baptista

ARTIGO CIENTÍFICO 49: VIVÊNCIA DA MORTE E A APREENSÃO DE SENTIDOS: UMA EDUCAÇÃO SOCIAL NÃO-ESCOLAR JUNTO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE – De: Silvia Moreira Trugilho

ARTIGO CIENTÍFICO 50: HOSPITALIZAÇÃO ESCOLARIZADA: DIREITO À EDUCAÇÃO E UM SENTIDO PARA A CRIANÇA HOSPITALIZADA ATRAVPES DE ATENDIMENTO ESCOLAR EM AMBIENTE HOSPITALAR – De: Silvia Moreira Trugilho

ARTIGO CIENTÍFICO 51: CRIANÇA, CURRÍCULO E COTIDIANO ESCOLAR... – De: Angela Francisca Caliman Fiorio

ARTIGO CIENTÍFICO 52: EDUCAÇÃO AMBIENTAL BIORREGIONAL: A COMUNIDADE APRENDENTE NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA (ES) – De: Soler González