UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CE
Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais – DTEPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CE
Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais – DTEPE
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
1. Identificação do projeto
1. Identificação do projeto
1.1. Título: Cinema, Educação & Inclusão: Focando a Pedagogia Social e a Psicopedagogia Clínico-Institucional
1.2. Sigla: Cinema, Educação & Inclusão
1.3. Grande área do projeto: Ciências Humanas
1.4. Nome da área: Educação
1.5. Linha de Pesquisa no Programa de PG: Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas
1.6. Natureza do projeto: Pesquisa
1.7. Tipo: Científico
1.8. Situação: Em andamento
1.9. Data de inicio: 08/11/2011 – por dois anos
1.10. Página na web: http://hiranpinel.blogspot.com/
1.11. E-mail's para contato com o professor: a) hiranpinel@ig.com.br
1.12. Instituição coordenadora: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
* * *
2. Detalhamento do projeto
2.1. Palavras chave: a) Cinema: Educação, b) Inclusão: Exclusão: Escola: Sociedade, c) Pedagogia Social: Psicopedagogia: Clínica: Instituição.
2.2. Resumo: Em trabalho anterior (PINEL et al., 2011) procurou-se compreender (FORGHIERI, 2001) os modos como o cinema vinha (e vem) abordando a Educação e a Inclusão (escolar e não-escolar) e como a ficção poderia estar provocando o real (e vice-versa). Nesse nosso projeto aqui-agora de pesquisa pretendemos nos envolver com diversas películas de cinema procurando capturar sentidos para pensarmos, sentirmos e agirmos a Pedagogia Social e a Psicopedagogia Clínico-Institucional, trazendo à lume a vitalidade da obra de arte em parceria com a vida que presentifica-se na Educação Escolar e Não-Escolar.
2.3. Objetivo: Como objetivo geral, pretendemos compreender os "modos" como obras de arte - como é um filme de cinema - desvelam a Educação em duas de suas áreas científicas aqui intencionalmente escolhidas, quais seja, a Pedagogia Social e a Psicopedagogia Clínico-Institucional, trazendo possibilidades para as intervenções e interferências de profissionais da Educação e da Pedagogia.
2.4. Resultados esperados: O cinema (ficção) traz indícios evocadores acerca das práticas psicopedagógicas e a pedagógicas sociais, e ao mesmo tempo a obra de arte embebe-se da Pedagogia Social e da Psicopedagogia – da ciência. Misturam-se ficção e realidade e mais produz-se questionamentos sobre os espaços tênues entre uma e outra, uma indissociação para a Psicologia Existencial (HALL e LINDSEY, 1986) – a diferença é secundária e pouco importa.
Pretendemos nesse período lançarmos pelo menos um livro sobre “Pedagogia Social e Psicopedagogia e Suas Presenças nas Telas do Cinema” trazendo assim o cinema (os filmes) como leitmotiv para refletir acerca dos saberes-fazeres Educação e Pedagogia.
Também pensamos em produzir artigos científicos nessa esfera.
Também pretendemos realizar nesse período a “I Mostra de Cinema, Educação e Inclusão” produzindo discussões antes e após os filmes, trazendo a lume contribuições para a nossa práxis e para a construção de filmes (ou vídeos-cines).
2.5. Pedido de Carga Horária semanal: 15 horas
2.6. Discentes envolvidos: Graduação = 03; Mestrado = 04; Doutorado = 07
2.5. Registro na PRPPG: a sair
REFERÊNCIAS
PINEL, Hiran et al. Cinema, educação & inclusão. São Paulo: Clube de Autores, 2011.
HALL, Calvin S.; LINDSEY, Gardner. Teorias da personalidade. 2º volume. São Paulo: EPU, 1986.
FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia Fenomenológica; fundamentos, métodos e pesquisas. São Paulo: Pioneira/Thomson, 2001.
*
COVIC, Amália Neide; OLIVEIRA, Fabiana Aparecida de Melo. O aluno gravemente enfermo. São Paulo: Cortez, 2011.
PINEL, Hiran. Psicopedagogia, Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar & Hospitalização Escolarizada; semelhanças e possíveis diferenças. Vitória: UFES/PPGE, 2006.
PINEL, Hiran. Pedagogia Social; princípios, métodos e técnicas. São Paulo: USP/IP, 1998.
PINEL, Hiran. Introdução à Psicopedagogia. Rio de Janeiro: IBEAD/BOU, 2001.
RIUS, Fernando et al. Las realidades del cine; aproximaciones a las simulaciones em el cone contemporáneo. Montevidéo (UY): Universidad de La República, 2011.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Saúde e Paidéia. 3ª Ed. São Paulo: HICITEC, 2007.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. São Paulo: Saraiva, 2004.
DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VANOYE, Francis; GOLLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas, Papirus, 1994.
PINEL, Hiran. “A Noite de São Lourenço” & Walter Benjamin: A arte de contar uma história com a expurgação dos sofrimentos da alma contra o Estado. Rio de Janeiro: Sociedade Madeira de Ley, 1983.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. Outras terras à vista; Cinema e Educação do Campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A mulher vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A diversidade vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na sala de aula; a reconstrução do cotidiano. http://www.bocc.ubi.pt/pag/barcala-valter-cinema-na-sala-de-aula.pdf [Capturado em 01 de outubro de 2011].
ARAÚJO, Suely Amorim de. Possibilidades pedagógicas do cinema em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico; número 79; dezembro de 2007. Sítio: www.espacoacademico.com.br/079/79araujo.htm [Capturado em 28 de setembro de 2009].
BRANDÃO, Myrna Silveira. Luz, câmera, ação; a arte do cinema na arte de gerir pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
ASSUMPÇÃO JR., Francisco Baptista; ALMEIDA, Thiago de et al. Cinema, sexualidade e deficiência. São Paulo: LMP Editora, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
CÉLIA. Cinema na sala de aula. Unidavi / Furb: celia@furb.br. Sítio: www.unidavi.edu.br/?pagina=FILE&id=15417 [Capturado em 06 de junho de 2011].
PINEL, Hiran. Educação Especial & ‘Klínica-Ká’. São Paulo: Clube de Autores, 2010.