
GRUPO DE FENOMENOLOGIA, EDUCAÇÃO (ESPECIAL) & INCLUSÃO
Coordenador: Professor doutor Hiran Pinel, UFES/ CE/ DTEPE/ PPGE
Eis onde se localiza, na hierarquia institucional, o nosso

I
UFES/ CE/ DTEPE/ PPGE
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Educação
Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais
Programa de Pós-Graduação em Educação
II
Magistério, pesquisa, extensão, gestão - e outras possibilidades de ser o que se denomina "professor da UFES"
III
Pesquisa nossa registrada no CNPq, espécie de linha-mestra de nossa identidade: "Educação Especial: abordagens e tendências", Simbolicamente é o nosso carro-chefe, é desse projeto-mor que se cria/ produz/ inventa outros projetos, isto é, plano de trabalho de cada professor orientador.
IV
Pesquisa nossa, do nosso grupo específico, no PPGE: "Educação Especial & Processos Inclusivos"
V
Minha pesquisa, criada por mim, tendo por parâmetro os dados anteriores: "Aprendizagem (e desenvolvimento) humano sob a ótica fenomenológico-existencial: o ser no mundo da educação escolar e não-escolar inclusiva, estando os sujeitos envolvidos em programas de Educação Especial, Pedagogia Social & Psicopedagogia" - aprovado e registrado na PRPPG; com duração proposta de 7 anos; registrada no Comitê de Ética, com o parecer numerado devidamente.
VI
Meu foco atual: Pedagogia Hospitalar, Educação Especial Hospitalar, Classe Hospitalar, Atendimentos Educacional Especializado, "Diagnósticos: Possibilidades, Profecias e Preconceitos", Educação Especial Escolar e Não-Escolar em geral
VII
Marco teórico fundamental: Psicologia/ Educação/ Pedagogia Fenomenológico-Existencial que considera o ser no mundo.
VIII
