"MODOS
DE SER" DO EDUCADOR/ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL HOSPITALAR (ESCOLAR E
NÃO ESCOLAR).
Hiran Pinel, autor
Há três "modos de ser" do
educador/ professor de Educação Especial Hospitalar (escolar e não escolar):
[1] ESPERANÇA ("modos de ser da
esperança"; esperar pelo sucesso educacional, considerando o próprio sujeito, e
não o comparando com o grupo de sala ou grandes grupos normatizados ou
diferenciados; a medida quantiqualitativa é o aluno mesmo; descrevemos um
esperar confiante; ser da esperança de que o "processo ensino-aprendizagem
encarnado" possa cuidar de si e do outro);
[2] PERSEVERANÇA ("modos de ser da
perseverança"; não desiste com facilidade; fato: nunca desistir, nunca;
perseverar no "processo ensino-aprendizagem encarnado") e...
[3] PERSISTÊNCIA ("modos de ser da
persistência"; insistência em educar/ ensinar; em fazê-lo quantas vezes for
necessário; persistir em criar e recriar o "processo de
ensino-aprendizagem encarnado").
Tais modos se concretizam no cotidiano
quando a esperança, a perseverança e a persistência fazem parte do ser da
equipe de saúde, dos voluntários do hospital e da família, por isso vale a pena
o professor de Educação Especial não escolar ensinar tais modos (de ser), que
nem sempre é pertencente a uma "didática formal e tradicional",
através de aulas desses três conteúdos, mas pelo "processo
ensino-aprendizagem encarnado" prenhe mesma da vivência (encarnada), sem
jamais abandonador os conteúdos propostos pela cultura - que podem ser carne;
podem ser sentidos na pele, alma, mente; que se autorize, tal processo, a nascer
"disso-daí-mesmo", considerando todo o pessoal da instituição de
saúde, do lar, da escola regular, da comunidade e da vida mesma.
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Vitória, 24/06/2019.