TAREFAS DO
PEDAGOGO HOSPITALAR
Hiran Pinel, autor.
O pedagogo hospitalar, graduado em Pedagogia, é um trabalhador ou profissional que produz práticas educacionais na educação escolar e "não escolar". Na escolaridade, pontuamos um espaço físico (e ou simólico) denominado de "classe hospitalar", onde esse profissional coloca em prática seu título acadêmico de licenciado, produzindo um tipo de atendimento educacional em ambientes hospitalares, bem como domiciliares . Já na Educação Não Escolar, ele pode também produzir práticas educacionais nas brinquedotecas hospitalares, assim como intervém em outros espaços da instituição de saúde. Este profissional pode criar práticas educacionais em domicílios, ONG's, orfanatos etc., - sempre interessado nas questões de saúde do aluno e ou aluna. Ao ser um profissional de educação, ele logo se sentirá inserido em um espaço-tempo de saúde, então também será o pedagogo hospitalar um profissional dessa esfera - profissional da educação na saúde. Quando isso é constatado, ele poderá demandar estudar e pesquisar: a relação entre Pedagogia e Saúde; os modos de trabalhar em equipes multiprofissionais da saúde; procurará socializar entre todos da instituição, a potência do seu ofício junto aos pacientes e aos próprios profissionais da área etc. (PINEL, 2021; p. 6)
Quando falamos da equipe de saúde podemos destacar
essas tarefa do pedagogo: a educação e desenvolvimento do pessoal de saúde, por
exemplo; no ensino da didática para os
profissionais que atuam em hospitais e que trabalham com o processo ensino-aprendizagem
contido nas residências médicas, de enfermagem, de psicologia, estágios
diversos etc. É muito comum, por exemplo, membros da equipe de saúde, pedir ao
pedagogo hospitalar, que o ensine" como" usar o método e a técnica
didática "estudo de caso", procedimento muito utilizado na prática
clínica de ensino-aprendizagem na formação. Associando principalmente suas
ações com as ideias de/ Paulo Freire no campo da saúde, ele mostra como suas
práticas educacionais podem ser positivas nos diversos tipos de prevenção (...)
(p. 6) Há casos de pedagogo que associa
Freire com os existencialismos de Viktor Frankl, de Janusz Korcazk, de Martin Buber, de Georges Gusdorf, de Claude Pantillon, Carl Rogers, Célestin Freinet - dentre
outros, ainda que as raízes filosóficas tenham suas sutilezas e diferenças (...)
(p. 7) os cursos de Pedagogia poderiam incrementar no currículo já proposto, a
inserção, de no mínimo, duas disciplinas dessa área, mais estágio
supervisionado a ser desenvolvido nessas instituições clínicas (...) a partir
de sua intervenção podemos procurar conceituar o que é Pedagogia Hospitalar (p.
10).