sexta-feira, 16 de julho de 2010

Projeto de pesquisa 2010 - UFES/CE/DTEPE/PPGE

Desenho de Janusz Korczak - ele e suas 200 crianças...
Título:
Atendimento Educacional Especializado’ em ‘Tempos-Espaços Sombrios’: A importância de Janusz Korczak (1878–1942) na História e Psicologia da Educação e na Produção de Cuidados Junto aos Discentes com Altas Habilidades.

Sigla: AEE “in” Janusz Korczak

Autor desse projeto de pesquisa: Hiran Pinel

Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Centro de Educação – CE; DTEPE - Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais.
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Registro do projeto na PRPPG/UFES : 561/2010

Carga Horária semanal: 10 horas semanais

Colaboradores: Mestrandos: Arinna da Silva Vital [sou co-orientador; Universidade de la Empresa – UDE - Uruguai]; Doutorandos: Marcio Colodete Sobroza; Edson Maciel Jr; Da comunidade: João Porto – Mestre em Educação, ex-aluno; professor doutor Paulo Roque Colodete, do Hospital Geral de Linhares ES – HGL, instituição pública; professor doutor Rodrigo Rossoni, da FAESA e Faculdade Novo Milênio; Breno Volpini - graduando em Psicologia/ UFES; estagiário em Psicologia Escolar nesse referido projeto.
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Grande Área do Projeto: Ciências Humanas

Nome da Área: Educação

Linha de Pesquisa no Programa de PG: Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas

Natureza do projeto: Pesquisa

Tipo: Científico

Situação: Em andamento

Data de início: 16/07/2010 - Prazo (em meses): 12 meses

Página Web: http://hiranpinel.blogspot.com/2010/07/projeto-de-pesquisa-korczak-atendimento.html

E-mail para contato com o professor: hiranpinel@ig.com.br

Instituição: UFES

Instituição coordenadora: UFES/CE/DTEPE

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Detalhamento do projeto

Palavras chave: Korczak, Atendimento Educacional Especializado, Fenomenologia: Método de Pesquisa; Existencialismo, Pedagogia Libertária, Nazismo.

Resumo: A produção científica, literária e artística de e sobre Janusz Korczak (que é educador especial, social, infantil; psicólogo; psicopedagogo; pedagogo – dentre outros ofícios de disciplinas específicas que procuram em outras seus complementos - 1878–1942) tem me interessado de modo profundo, tendo sido tema focal de um curso de pós-graduação em Educação Infantil que realizei com muito empenho e rigor científico, filosófico e artístico – além da paixão que me comoveu e me comove. Esse tema tem sido abordado nas minhas disciplinas de mestrado e de doutorado, quais sejam Psicologia Educacional e Processos Afetivos e Aprendizagem, destacando a aprendizagem e a afetividade nesse autor de tendência fenomenológica e ao mesmo tempo libertária, trazendo à lume sua importância na contemporaneidade, que denomino de um tempo-espaço sombrio, marcado que é por novas perspectivas de ser (sendo) humano [sujeito inventado nas relações sociais], crises econômicas marcantes, e que ao mesmo tempo mostram movimentos sociais [e ações de oposição em geral] que desejam modificar a escola tornando-a uma instituição sentida inclusiva – mais cidadã. Os “atendimentos educacionais especializados” aos alunos com Altas Habilidades, devem acontecer [como um acontecimento] preferencialmente na sala de aula regular, mas há casos excepcionais, que acontecem também [junto com a escolaridade e escola] em espécies diversas de salas de recursos [como os consultórios de Psicopedagogia] – em ambos os casos pautados pelo Cuidado – processos transitórios [sempre para as salas regulares inclusivas]. Tais atendimentos podem ser incrementados por uma postura política mais ativa de ensino-aprendizagem onde o ser (sendo) cidadão comova os sucessos acadêmicos. Quando o discente e professor se desvelam cidadãos [no mundo] o ensino e o aprender escolares aparecem numa fruição e entrega maior. Esse é um modo de amar uma pessoa dentro e fora da escola.

Objetivos: De modo central, objetivo estudar compreensivamente as contribuições do pedagogo Janusz Korczak (1878–1942) para a construção, produção e ou invenção do que se denomina “Atendimento Educacional Especializado” [AEE] para e com os discentes denominados, por algum parâmetro, como de Altas Habilidades. Para isso recorrerei ao método fenomenológico de pesquisa pautado pelo existencialismo de Jean-Paul Sartre – tanto o primeiro (marcantemente existencial) e especialmente ao segundo (existencialista marxista). Esse tema – AEE – é específico da Educação Especial que produz ações de sentido de inclusão dentro da sala de aula regular, e que não desconsidera os outros espaços até os mais clássicos como os clínicos (salas de atendimentos psicopedagógicos), provocando-os mudar. Já o tema desse Grande Educador (Korczak) mostra sua importância em um movimento internacional de seu resgate, destacando que ele inventou e produziu ações e teorias numa atuação contra os “tempos-espaços sombrios” – na época o Nazismo. Atualmente podemos inferir a presença desses “tempo-espaço sombrio” devido a diversos fenômenos que vivenciamos como as crises econômicas; novos processos de subjetivação que nos amedronta; a densidade, intensidade e tensão da violência simbólica e concreta etc. Entretanto, o próprio resgate desse pedagogo compõe o movimento de oposição, que chega à escola convocando uma Educação Especial que foque ações de sentido dentro das salas de aulas regulares (vida), trazendo a lume outros e mais sentidos do que significa incluir. Janusz traz idéias vitais às construções de Políticas Públicas voltadas efetivamente à educação escolar [investimento], formação dos professores, numa instituição que valorize as famílias e comunidades dos discentes, que retorne ao seu objeto que deu origem a sua criação [escolaridade].

Resultados esperados: Pedir 10 [dez] horas semanais para dedicar-se a esse projeto de pesquisa significa que eu me proponho envolver inclusive viagens para pesquisa como ir à Associação Janusz Korczak do Brasil; mergulhos existenciais na internet – com a Associação Internacional; produzir possivelmente ações de coletas de dados em escolas públicas; pesquisa bibliográfica vastíssima – dentre outras. Dentre os resultados esperados propomos produzir: 1) Um livro registrado com ISBN; 2) um artigo científico que provavelmente poderá ser publicado em livro qualificado de acordo com as normas da CAPES; 3) Um artigo científico a ser apresentado em março de 2011 no Seminário Nacional de Educação Especial que provavelmente ocorrerá em Vitória ES; 4) Um artigo sobre a correlação “aspectos sócio-históricos” (período do Nazismo - 1933 a 1942) e, produção de uma Pedagogia de resistência e enfrentamento a esses tempos sombrios – como a realizada por Korczak; 5) Publicação na internet da evolução da pesquisa – a inserção desse projeto na mídia eletrônica e mais dados sobre o desenvolvimento dele – dentre outros.
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BIBLIOGRAFIAS DE AUTORES COM OS QUAIS PRETENDEMOS TRABALHAR:

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OUTRAS REFERÊNCIAS SERÃO LEVANTADAS...
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