quarta-feira, 5 de setembro de 2012

POR QUE VOU VOTAR NA CHAPA 20? PROFESSOR DOUTOR HIRAN PINEL RESPONDE...




Alguns alunos e alunas me perguntam porque estou apoiando a CHAPA 20 para direção e subdireção do Centro de Educação da Universodade Federal do Espírito Santo.


Eu  tenho três posicionamentos que podem se inter-relacionar:



1. primeiro um posicionamento clássico e até Cult. Aí então recomendo nosso maior trunfo em uma universidade federal que preza pesquisa, extensão e ensino, qual seja, nosso Curriculo Lattes. Então eu tenho recomendado aos eleitores consultar os curriculos dos candidatos, compararem e pronto - tomarem decisão. Esse é um bom caminho por mais complexo que ele seja, pois os candidatos da CHAPA 10 também têm um bom currículo. Isso eu tenho dito sempre... Aí vai pesar os gostos, as teorias que amamos e ou odiamos (kkk...), artigos e livros publicados, aberturas para livros de vários autores indicando ligação com os colegas e as colegas... Trata-se de algo bastante subjetivo de um lado, e por outro objetivo, mesmo que muitos pensam que isso não tem nada a ver com eleições... Mas tem sim... Na minha opinião, é claro!;




2. meu segundo posicionamento é subjetivo: gosto dos dois professores da CHAPA 20; gosto pelas intermináveis ligações, diálogos, risos... E aí pega colegas meus que eu me relaciono intensamente com eles e eles me pedem... Acho isso muito íntimo e subjetivo, mas é algo que funciona. Eu converso muito com o Rogério que é atento ao diálogo, ao sorriso - ele mostra sua produção, nos convida a escrever com ele... Ele traz alegria, prazer, dignidade e rigor na sua sinceridade; não esconde sua vida privada em um mundo preconceituoso contra negros, gays... Já a Cláudia é provocante e provocadora, não foge da briga (seu lado rigoroso como pesquisadora) e ao mesmo tempo se respalda na lei quando toma atitudes/ações, ela é elegante e sabe pedir desculpas...  Digo isso deles por eu estar mais perto dos dois (sem ser íntimo-pessoal de nenhum dos dois). Desejo um clima assim para o nosso Centro... uma amizade para todos, um trabalho rigoroso, uma atenção para todos e todas, um crescimento científico, na extensão também e no ensino;


3. meu terceito posicionamento é mais um pouco objetivo, mas é um objetivo indissociado sempre à subjetivação: gostei dos professores doutores Cláudia Gontijo e Rogério Drago [que compõem a CHAPA 20] partirem para uma sincera escuta das demandas dos professores, funcionários e alunos/alunas e colocarem isso "no papel". Acho isso um ato mínimo de democracia e um sinal de futura boa gestão (um sinal apenas). Eles na minha experiência de sentido partiram do vivido em contato com o outro... eu vi eles fazendo isso... eu fui consultado em grupo e individualmente... como o número de eleitores professores e servidores é pequeno isso pode ser possível; eu senti isso na pele - essa escuta;




Estou achando a competição de ambas as chapas muito positiva, com ética e respeito... Muito legal isso, afinal somos colegas, amigos (alguns), companheiros de trabalho... Parabéns assim as CHAPAS 10 & CHAPA 20...




MAS MEU VOTO É NA CHAPA 20... pelos motivos expostos...



Dia 08 de Outubro de 2012 estarei votando na Chapa 20 e à noite, depois das 21 horas estarei junto da CHAPA 20 esperando os resultados e estarei aberto a reconhecer o sucesso (que eu torço e faço campanha por isso) e ou valorizar a vitória da oposição... 

E você? 

Pense, sinta e escolha e se responsabilize por ela (pela escolha).

Eu me assumo a escolha - CHAPA 20 - e me resposabilizo por isso dentro de um contexto de amizades, rigores, lutas, companheirismo, coleguismo de ambas as chapas.




HIRAN PINEL, PROFESSOR DOUTOR
PROFESSOR ASSOCIADO III


* * *


FONTES DAS IMAGENS:


Brasão da UFES: http://moodle3.mec.gov.br/ufes/

Propaganda da chapa 20: http://chapa20-tempodemudancas.blogspot.com.br/2012/06/depoimento-da-eneida-professora-do.html