segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Passando apenas para recordar a todas e todos que se interessam em fazer mestrado e dou doutorado conosco, que nossa linha é de fato e de direito, "EDUCAÇÃO ESPECIAL & PRÁTICAS INCLUSIVAS", seja ela escolar ou não escolar, inclusiva ou de exclusão (denunciando), presente também na Pedagogia Social (ou outro nome compatível), coletando/ produzindo dados na escola, fora dela (comunidade, família, hospitais etc.), presente também na Pedagogia Hospitalar e salas de atendimentos educacionais especializados (minhas duas paixões, por ora). A presença dela, Educação Especial, em obras de artes como o cinema (outra paixão kkk essa é desenfreada mesma kkk) etc.
Nossa linha não se chama mais "Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas", e que pelo nome, já dá pra imaginar que era mais aberta e ampla a diversos temas - negritude, homofobia, pedagogia social geral, psicopedagogia geral, feminismo, pomeranos, brinquedotecas gerais, internatos e orfanatos, educação de jovens e adultos (EJA), movimentos sociais etc.... Mas agora optamos apenas pela "EDUCAÇÃO ESPECIAL & PRÁTICAS INCLUSIVAS". Essa área específica se justifica pelo grupo de especialistas, pela ainda parca produção na área, espaço-tempo donde professores reclamam da efetividade da Educação Especial, necessidade que tivemos em "fechar um tema" um pouco mais etc.

De onde falamos: da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro de Educação (CE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).