sexta-feira, 3 de maio de 2019

"NOVELS" 

Hiran Pinel

Meu objetivo aqui-agora é caracterizar algumas características do seja "novels" a partir de minha experiência de leitura de quatro delas, que foram subsídios para séries yaoí's da TV tailandêsa. 

Não pretendo dar regras estabelecidas, mas o que eu sinto que é ou pode ser de acordo com essa minha experiência de leitor. Como estou tentando escreve uma novel, sugiro que faça como eu fiz, caso não saiba ou esteja perdido: leia teorias de novelas, que é algo comum na nossa teorização da literatura, além de envolver-se com a leitura delas (das novels). 

Eu consegui ler novels em sítios de fãs clubes de atores e ou de séries, onde o fã brasileiro produz a tradução, geralmente do inglês ou do espanhol. Li outras novels originais de fãs, ou então novels recriadas e ampliadas pelos fãs, que podem até inserir novos personagens e novos enredos.
 
Uma das principais características da maioria das "novels": 

1) são "romances rápidos"; 
 2) de fácil leitura; 
3) usam uma linguagem mais moderna; 
4) usam gírias em voga pela juventude (clientela maior das novels); 
5) podem ser subsídios para que seja estimuladores de roteiros para cinema, TV e até teatro (e quem sabe revistas de Histórias em Quadrinhos, e ou) gírias; 
6) são muito populares em partes da Àsia como Japão, Tailândia, China, Vietnã, Camboja, Laos, Coreia do Sul etc.; 
7) podem ser censuradas pelo Estado de tão populares - temas sexuais como gay ou mesmo héteros; que são contra a família e contra o Estado, quando ousam denunciar falcatruas; 
8) uma escrita simples, entretanto, nem sempre é uma obrigação, existem novels para adultos e intelectuais, com textos refinados, complexos, destacando um mundo confortável e subversivo, por exemplo; 
9) sintetizando: novels têm linguagem simples e coloquial, parágrafos curtos, descrições simples; 
10) um texto muito, mas muito rico uso de diálogos - textos curtos e inventivos, provocativos aos fãs que poderão imitar tais frases, repetindo-os no seu dia a dia, como na escola, em casa, com os amigos etc.; 
11) ter o escritor claro pra si que seu objetivo é o de proporcionar uma leitura mais ágil; 
12) outro ponto potente: é escrito e dividido em episódios, e na maioria delas que eu já li, não passa de mais de 40, com a média de 20 a 25 episódios; 
13) os títulos dos episódios costuma ser uma única palavra que represente a essência dele (do episódio) ou um termo provocativo, ou um termo que indique ser um tema que irá aparecer nos episódios posteriores; 
14) repetindo: muitos escritores a escrevem (novels) para serem vendidas para a indústria do entretenimento (série de TV, cinema, revistas de histórias e Histórias em Quadrinhos etc.), e isso tem sido criticado, pois o criador já o faz pensando em uma população ledora, escreve para agradar ou fica pensando algo que agrade ao outro.

[Hpinel, autor]