segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Exemplo de "objetivo geral" e "objetivos específicos" em pesquisa fenomenológica - atendendo a alguns pedidos...

OBJETIVO GERAL
Descrever compreensivamente o que é e como é SER, nos "modos de ser" do "ser no mundo", de um aluno com câncer na classe hospitalar, apontado nos testes psicológico e no desempenho escolar com inteligência acima da média, e que após cirurgia cerebral, meses depois, retorna à mesma classe (hospitalar) com lesão e suas sérias complicações cognitivas (baixa inteligências nos testes psicológicos).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observar o que é e como é ser, nos modos de ser do ser no mundo, de um aluno com câncer na classe hospitalar, descrito com... (coloque o resto do texto)
Descrever o que é e como é ser, nos modos de ser do ser no mundo, de um aluno com câncer na classe hospitalar, descrito com... (idem)
Analisar, pelo método fenomenológico compreensivo, o que é e como é ser, nos modos de ser do ser no mundo, de um aluno com câncer na classe hospitalar, descrito com... (idem)

NOTAS
Para alguns metodologistas, eis os passos para se efetuar uma pesquisa fenomenológica que são os objetivos específicos:

OBSERVAR
DESCREVER
COMPREENDER (ANALISAR)

Quase todo metodologista fenomenológico desenvolve e ou descreve passos para sua proposta de pesquisa fenomenológica, ENTÃO: são os objetivos específicos.

Recordando que o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo são a alma do método fenomenológico, mesmo que se use outros termos (epoché, suspensão, redução etc.). São atitudes e ou posturas, e NÃO SÃO PASSOS.

Os objetivos específicos focam-se nos passos, nos procedimentos ou nas etapas. É quando o pesquisador sai à procura da pessoa colaboradora com a pesquisa dele. Essa "pró-cura" é ir no "campo da pesquisa" com o finco de "descrever o vivido".

Desejando não precisa nem falar de coletar dados ou produzir dados, mas simplesmente "ir à campo para descrever o vivido".