sábado, 12 de novembro de 2011

Janusz Korczak: Término de Projeto de Pesquisa

Terminei o projeto de pesquisa intitulado: ‘Atendimento Educacional Especializado’ em ‘Tempos-Espaços Sombrios’: Sobre o pedagogo fenomenológo existencial marxiano Janusz Korczak. Vitória: Do autor, 2011. Registro do Projeto de pesquisa: UFES/CE/DTEPE/PPGE/PRPPG 561/2010




PRODUTO FINAL ENTREGUE À COMUNIDADE:




PINEL, Hiran. Uma Pedagogia Social, Uma Psicopedagogia, Uma Educação Infantil: por uma psicobiografia fenomenológico-existencial marxiana de Janusz Korczak. Vitória: Do Autor, 2011. original: 86 páginas. Disponível esse LIVRO EM CD gratuítamente, bastando pedido com justificativa via e-mail: hiranpinel@ig.com.br




Resumo:




A vida de Janusz Korczak e tão tocante que, ao contá-la, e necessário uma ênfase patética a fim de permanecer-se fiel aquele sobre o qual falamos – um fato que indica poesia, mesmo nas intemperies e vicissitudes; uma poetica que não escamoteia a dor e injustica – com isso o patetico. Sem almejar um purismo de “permanecer-se fiel aquele sobre o qual falamos” fizemos um estudo psicobiografico de fundo fenomenologico-existencial acerca de Janusz Korczak (1878-1942), pseudonimo do educador infantil (que foi tambem: psicopedagogo e pedagogo) Henryk Goldszmit, graduado em Medicina [Pediatria –sua especializacao não em vão]. Janusz Korczak que fundou e dirigiu um orfanato para criancas judias entre 1912 e 1942 na Polonia, país que ao final passou a ser ideologicamente dominado pela Alemanha de Hitler. Quem foi esse educador infantil, psicopedagogo e pedagogo social? Quem e essa pessoa que ainda nos contamina e afeta? Quem foi esse grande nome da Pedagogia Social, da Educação Infantil e da Psicopedagogia? Para responder a essas interrogacoes o autor vai a cata dos materiais bibliograficos desse educador e sobre ele, aplicando "em cima" (por fundamento) desses dados uma aproximacao psicobiográfica pelo método fenomenologico-existencial. Nas discussões dos dados obtidos, Doutor Korczak foi compreendido como um "ser sendo de coragem"; aquele que é assim, pois inventa uma Educação, uma Pedagogia e uma Psicologia focada na fenomenologia existencial e libertária (com leves influências marxistas e psicanalíticas) de cunho social e historico (ser-no-mundo); aquele que foca a autonomia, mesmo tendo sobre si o impacto da repressao nazista do cotidiano (contra os judeus, como com Korczak) - uma autonomia diante do outro. Repressão contra a autonomia desse ser que como todos nos, e livre no mundo [e ai ser responsabiliza], que terminou (por assassinato) com sua vida e de suas cerca de duzentas criancas, todos mortos em câmeras de gás em um Campo de Concentraçao. Interrompeu-se a resistência e a resiliência korczakeana - empenho do Nazismo. Entretanto suas ideias ficaram para nos provocar e lutar pela liberdade e alegria de ensinar e aprender na escola, nos abrigos, nos orfanatos, nos internatos, nas ONG's etc.




Palavras-Chaves: 1. Janusz Korczak: Psicobiografia; 2. Pedagogia Social: Psicopedagogia; 3. Pesquisa Fenomenológica Existencial; 4. História: Nazismo.