quinta-feira, 22 de novembro de 2018

SOBRE A ENTROPATIA (EMPATIA)...


[1]
livro indicado:
ALES BELLO, Angela. Introdução à Fenomenologia. Trad. Ir. Jacina Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru, São Paulo: Edusc, 2006. 

NOTA: "O capítulo 5 se chama: No capítulo 5, “O Eu, o outro e o nós: a entropatia”, a autora insiste que, do ponto de vista antropológico-filosófico, o estudo dos atos é importante, por atingir os aspectos individuais e universais. Nós vivemos de modo individual, mas ligados à estrutura universal. Por isso, quando falamos dessa estrutura universal, dizemos: “nós”. Mas como chegamos a dizer “nós” ou como passamos do “eu” para o “nós”? Edmund Husserl, no início do século XX, descobriu uma modalidade peculiar de abordagem do outro, uma vivência específica: “Einfühlung” (“empatia” ou “entropatia”), ato de sentir a existência de outro ser humano, como eu, uma apreensão de semelhança imediata (e não de identidade, pois eu percebo que somos dois, que o outro não é idêntico, mas semelhante a mim), de modo que possamos dizer: “nós”, evidenciado pelos fenomenólogos Edmund Husserl e Edith Stein. Etimologicamente, a palavra “Einfülhlung” é composta por três partes, o núcleo “fühl” significa “sentir”. Na língua grega, há uma palavra que poderia corresponder a “fühl” (e a “feeling”, derivada da língua latina): “pathos”, que significa “sofrer” e “estar perto” " (Original de: Everaldo dos Santos MENDES, que faz uma boa resenha desse livro, o de Alles Bello, na íntegra disponível em: periódicos da PUC-PR).


[2]
DVD e livreto indicado:

Descrição:


* Título: "ENTROPATIA (empatia) na constituição da pessoa e seu manejo clínico" - PROFOCO - Programa de Formação Continuada - MÓDULO 8
 

* Autor(es): Gilberto Safra
 
* Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)
 
* Série(s): Cursos completos de Gilberto Safra, POROFOCO - Programa de Formação Continuada com o professor doutor Gilberto Safra. 
 
* Objetos: um livreto + 3 DVDs

* Contexto: Curso ministrado em 27 de setembro de 2008, em São Paulo. Registrado em 3 DVDs. Duração total: 3 horas e 33 minutos.


[3]
Pista desse conceito me dado por Ordnasxela Asuos, amigo do Facebook.