sábado, 26 de setembro de 2015

"Nas nossas relações com as outras pessoas, nós basicamente discutimos e julgamos seu caráter e comportamento. Por causa disso, eu me afastei, por iniciativa própria, do que poderia chamar de 'minha vida social'. Essa minha decisão acabou tornando minha velhice solitária. Durante toda minha vida trabalhei duro e sou grato por isso. Eu comecei a trabalhar pelo meu sustento, e acabei me apaixonando pela ciência. (...). Talvez eu devo acrescentar que sou um velho meticuloso, o que muitas vezes torna as coisas difíceis, para aquelas pessoas que me cercam e para mim mesmo. Eu me chamo Ebehard Isak Borg e tenho 78 anos de idade. Amanhã serei agraciado como professor, com a Medalha do Jubileu da Universidade de Lund.".

[Começo do filme ''Morangos Silvestres'' ou Smultronstället, Suécia, 1957, direção de Ingmar Bergman, quando o professor começa a narrar si-mesmo para o espectador; uma obra prima, e que atualmente me toca muito... Sempre fui fã dessa película, de longe, na minha opinião, o melhor filme dele].


[Hiran Pinel]