sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O AMOR QUE NOS MOVE...
Hiran Pinel


Essa imagem da série Hormones, não se refere a descrita por mim, mas com os dois personagens. Nessa cena Thee (de camiseta mais clara) tenta recuperar o amor de Phu (camiseta escura). Noutro artigo eu comento - kkk


Phu, um garoto com seus 15 anos de idade. Ele está deitado numa cama de beliche. Ao seu lado está Thee, da mesma idade e sexo, trata-se de um amigo recente, que toca flauta junto ao sax dele, na banda do colégio. A ambos tiraram seus shorts azuis curtos, e ficaram com suas ceroulas.Trata-se da cesta de seu colégio tailandês - uma prática por lá, isso mesmo, “após o almoço, descanso”. Thee está dormindo, e então coloca impulsivamente a sua perna sobre o corpo de Phu. Cuidadosamente Phu a retira de cima de si, desejando não ser importunado, pareceu incomodado, pelo menos é isso que me pareceu à primeira vista. A generosa câmera (e iluminação sombria) se afasta daquela cena íntima como que se sentisse constrangida/ envergonhada, mas ao mesmo tempo, de modo audacioso e escópica, faz um sensível retorno ao corpo de Phu. Lentamente compreendemos um corpo adolescente, dos pés até a cabeça, passando por seu coração - e uma música pontual, indicando uma reflexão juvenil. Á medida que a câmera aproxima do seu rosto, vemos seus olhos se abrirem. Então o que enxergamos pelos olhos dele? Vemos nossos olhos abrindo em autodescoberta: Quem eu sou? Como serei? O que a vida me reserva? O amor me acompanhará nisso tudo? Os olhos de Phu também parecem muito tristes, preocupados, talvez. O que será mais que o personagem pensa e sente? Eu não sei, mas para mim, ao estar descobrindo o amor, ele se faz duas questões existenciais, junto a Thee (que é um outro), nesse mundo: [1]. Qual o sentido que você inventa para a sua vida? [2]. Será capaz - de um dia - preencher seu vazio, com amor? Na agitação da sua juventude, percebe-se a angústia natural do viver e o de responder à vida com algum sentido. Interessante esse garoto de nome Phu, como uma vidente popular, eu prevejo o amor dele por Thee ser um dos dispositivos de sua provável libertação. O amor o (co)moverá em tudo, e o vejo sendo professor e pesquisador, tudo como num sonho, um projeto devir projetivo freudiano. Meus senhores e minhas senhoras, é muito perigoso viver, que Phu nos diga, mas vale a pena, num é?

***

[Hormones วัยว้าวุ่น, the series" - TV Tailândia; com os atores March Chutavuth Pattarakampol como Phu, e Tou Sedthawut Anusit,como Thee]