terça-feira, 26 de julho de 2016


Faleceu a educadora, pesquisadora, pedagoga, orientadora educacional, professora doutora Regina Leite Garcia, que era estudada (e muito) nos cursos de Psicologia também, e que dava um rumo nos cursos de Pedagogia... Aos aos 86 anos de idade, no dia 25/07/2016. Meus primeiros contatos com ela, com a produção dela, foi na área da orientação educacional na pré escola, pensar e o fazer de orientadores e supervisores, e na orientação profissional (trabalho)... E tem um, que leio até hoje: "Uma orientação educacional nova, para uma nova escola", escrito em parceria com Maia. Depois ela foi tracejando caminhos mais e mais delicados e lindos, provoca(dores), criativa como sempre, em um texto científico bem escrito e que se aproxima ao literário... Tantos textos nessa esfera, que nem ouso destacar um... Linda, rara, delicada, exigente, rigorosa sem jamais perder a ternura e era capaz de enfrentamentos sem dó e nem piedade... Pessoalmente, a vi poucas vezes, e sempre em congressos/ seminários, e minha ad+mira+ação sempre foi ampliando com novos sentidos e significados... O único caminho que me mantinha antenado a pessoa dela (quanto à cientista, eu ia a cata dos textos que ela produzia e publicava) era minha boa relação (como ainda o é) com meu amigo e colega Carlos Eduardo Ferraço (que amo) que se relacionava com ela com total densidade, tensidade e intensidade. Grande mulher, pessoa, mãe, professora e todas as coisas que alguém faz bacana em vida, e quando parte sempre nos fazem lembrar dela, ser-no-mundo...