domingo, 10 de março de 2019

"MINHA HISTÓRIA É MUITO SIMPLES: MEU CORAÇÃO PAROU DE BATER E EU MORRI"

Frase do começo da série intitulada "Ele está vindo pra mim" (2019) ou "He's Coming To Me". Eis o título original do thai: "Eles estão celebrando o Festival Qingming ao lado do meu túmulo". O maravilhoso e perfeito e "deusificado" ator Singto Prachaya é Me... e tem ainda o ator Ohm como Than...

Belíssima entrada da série - do primeiro episódio. Tudo música, pequenas falas, e de repetente, a linda voz do ator Singto Prachaya, trazendo na pele o personagem Met, diz: "minha história é muito simples: meu coração parou de bater e eu morri" ... Perfeito no contexto de toda a série - achando aqui. Há cenas de cinema; diálogos provocantes, essa frase no começo é tudo, pois desvela o final... Singto está perfeito (perfeccionista que é quase obsessivo-compulsivo), além de estrela, um grande ator, um "deuso" terrestre, um "divo", ídolo, mito, ícone... Uma série sobre um morto, e que agora é um fantasma, isso em um país predominantemente budista, logo com as espiritualidades devidas, como a crença na reencarnação, por ex. O fantasma fica esperando reencarnar em outro corpo. Bem, vamos prosseguir com a história. Um dia, um menino chamado Than (ator Ohm) fica preocupado em ver o túmulo sujo e sem ninguém para visitar. O menino começa vir todo o ano, e bem alegre, ao contrário de um brasileiro vivendo o melodramático "Dia dos Mortos", aqui muito vivido com lágrimas e medo de entrar nas perdas, mas lá é comemorado de outros modos, com festas, comidas, roupas e objeto queimados (para que o fantasma os absorva) e, claro, choros e medos! O menino Than comparece para limpar a tumba tão fofinha, vem visitar e conversar com o fantasma Met. Só que "dali" (do espaço espiritual, pra nós, o cemitério), Met é o único que tem um humano que o vê. Bem, mas como se chama esse dia na Tailândia? Esse dia que Than vem visitar Met, é também conhecido como o dia do "Festival de Qingming", algo da cultura chinesa na Tailândia, dedicado para as nossas lembranças dos nossos falecidos queridos. A Tailândia tem muitos chineses devido às guerras, as revoluções, a imigração etc. Tailândia é um pais bastante desenvolvido na região e com políticas diferenciadas do seu entorno, e é receptivo aos estrangeiros, percebidos como construtores da nação, desde que não se oponham ao regime político, isso é evidente para quaisquer países (kkk)... Então, essa é a história cheia de amizade, atenção, caridade, cuidado, carinho, afagos, afetos, conhecimentos, passando as mãos nos cabelos, esfregando os corpos (de um vivo e um fantasma kkk)... Fala da impossibilidade do toque entre esses dois, afinal um é real (Than) e ou outro só espiritual, uma névoa (Met)... Eu acho que o fantasma, ao final, obterá a "reencarnação sonhada" e virá em um corpo humano igual ao dele, e a amizade se tornará concreta, pois é muita empatia entre os personagens.... Se fosse falar de um "fenômeno existencial [de investigação]" nisso que eu escrevi de ensaio, algo que, por ora, percebo, eu diria: trata-se do diálogo entre a Morte e a Vida, representadas respectivamente pelos personagens Met (ator Singto) e Than (ator Ohm)...