segunda-feira, 24 de junho de 2019


"MODOS DE SER" DO EDUCADOR/ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL HOSPITALAR (ESCOLAR E NÃO ESCOLAR).
Hiran Pinel, autor
Há três "modos de ser" do educador/ professor de Educação Especial Hospitalar (escolar e não escolar):

[1] ESPERANÇA ("modos de ser da esperança"; esperar pelo sucesso educacional, considerando o próprio sujeito, e não o comparando com o grupo de sala ou grandes grupos normatizados ou diferenciados; a medida quantiqualitativa é o aluno mesmo; descrevemos um esperar confiante; ser da esperança de que o "processo ensino-aprendizagem encarnado" possa cuidar de si e do outro);

[2] PERSEVERANÇA ("modos de ser da perseverança"; não desiste com facilidade; fato: nunca desistir, nunca; perseverar no "processo ensino-aprendizagem encarnado") e...

[3] PERSISTÊNCIA ("modos de ser da persistência"; insistência em educar/ ensinar; em fazê-lo quantas vezes for necessário; persistir em criar e recriar o "processo de ensino-aprendizagem encarnado").

Tais modos se concretizam no cotidiano quando a esperança, a perseverança e a persistência fazem parte do ser da equipe de saúde, dos voluntários do hospital e da família, por isso vale a pena o professor de Educação Especial não escolar ensinar tais modos (de ser), que nem sempre é pertencente a uma "didática formal e tradicional", através de aulas desses três conteúdos, mas pelo "processo ensino-aprendizagem encarnado" prenhe mesma da vivência (encarnada), sem jamais abandonador os conteúdos propostos pela cultura - que podem ser carne; podem ser sentidos na pele, alma, mente; que se autorize, tal processo, a nascer "disso-daí-mesmo", considerando todo o pessoal da instituição de saúde, do lar, da escola regular, da comunidade e da vida mesma.
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Vitória, 24/06/2019.