quinta-feira, 18 de agosto de 2022

  • ARTE E REALIDADE NAS PESQUISAS FENOMENOLÓGICAS
  • Hiran Pinel, autor
  • A arte, assim como a literatura e a poesia, tem sido utilizada, por nós no Grufei, Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) e Inclusão, do UFES/PPGE, com o finco de produzir pesquisas científicas na área da Educação, especialmente Educação Especial, Pedagogia  Hospitalar, Pedagogia Social, Psicologia Educacional (e Clínica) etc. Temos experiência de uma obra de arte ser o único dispositivo para coletar e a analisar existencialmente o "fenômeno da investigação". (...) Todo esse movimento com o objetivo de descrever compreensivamente o "que é" e o "como é" ser nos seus "modos de ser" de "ser no mundo" da ficção de impacto na realidade. (...) Então, atuamos na indissociacão de  uma (ficção) e outra (realidade). Podemos escrever que a "realidade-e-ficção" se retroalimentam, se interligam em graus e energias potencialmente diferenciadas, ainda que ambas, claramente, se distinguem uma da outra. Devido ao motivo de indissociar é que reconhecemos as características próprias de cada uma, as diferenciações, suas semelhanças, e até igualdades e suas completudes e hibrismos, repetimos. (...) Na pesquisa isso é vivido pelo cientista que sente-pensa-age em um movimento monista de "envolvimento existencial" e "distanciamento reflexivo". (...) A arte ensina a realidade, e a realidade também ensina a arte, uma não vive sem a outra. Ambas se educam, e fazem isso de diversos modos de ensinar-e-aprender, donde destacamos nossos estudos pedagógicos sobre a produção de "práticas educacionais" sempre (co)movidas pelas abordagens fenomenológico-existenciais.

  • [Hiran Pinel, autor; texto já publicado em livro]