segunda-feira, 9 de outubro de 2023

SENTINDO-ME INCOMODADO
Gente... Estou na minha casa - já madrugada. Intermitentemente sinto uma "lufada de ar" sem cheiro, parece-me um gás. Nessa lufada tem nele um "produto química" (acho) que vem e volta, entra pelo nariz da pessoa e produz uma tosse de irritação. Não é só eu que sinto aqui em casa, outro dia, um amigo dormiu aqui- e sentiu a mesma coisa, mas nem sempre quando estou com alguém acontece isso. Pois, então: eu me levantei "aqui-e-agora'. Fui ver o que é. Fui na parte de cima/ cobertura - aparentemente nada. Fui lá fora na área aberta ao céu - aparentemente nada. Fechei as janelas, e prossegue o cheiro. Abri e a mesma coisa. Fui até pela escada de incêndio, subi nela e nada que possa indicar de onde vem e vai o "cheiro", que não é bem um cheiro, é uma lufada de ar que traz algo químico e que irrita a garganta... Olhei a escada que leva ao teto, onde tem uma luz iluminada (para pontuar aos aviões) que divide meu apartamento do meu vizinho, Diogo - são só dois no andar. Será que é algo de alguma indústria daqui de Camburi? Será que é algum produto que se tem (até em casa) e que exala esse cheiro? Recordo-me, levemente, de algo que existia no interior chamado "pei*o alemão" (ou "cordãozinho cheiroso"; ou "bomba de fedor" - o que sinto, não tem cheiro, é algo químico no ar que irrita o aparelho respiratório decido ao ato humano de respirar). Como eu fiz Química Industrial, parece-me uma reação (química), "um produto acoplado a um outro" gerando essa "lufada de ar" (reação sem cheiro, mas com um produto que produz alergia ao respirar) que irrita o aparelho respiratório... Vou verificar se conheço alguém que possa me orientar, e se for de indústria, deverei ir pra saber, anunciar e denunciar. Entrar na justiça requerendo ganhos pelos danos causados. Talvez um médico pode me examinar e sugerir alguma causa, que acho que dirá que algo que produz alergia. No outro apartamento também isso acontece, mas misturado o que eu estou chamando de "lufada de ar" (sem cheiro), mas com cheiro, que tenho "quase certeza" é o tal do 'cordão cheiroso". De qualquer jeito deixo tudo anotado em diário pessoal que distribuo para alguns chegados, para ajudarem-me refletir. Se posto aqui-agora é porque está persistindo e perseverando.
.
[Hiran Pinel, 03:58 da madrugada]