quinta-feira, 16 de outubro de 2025

 

TRÊS QUESTÕES FUNDAMENTAIS EM PESQUISAS FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAIS, MAS TEM OUTRAS...

TRÊS QUESTÕES QUANDO SE TRABALHA COM A PESQUISA FENOMENOLÓGICA: O "QUE É", "COMO É" E QUAL O "SIGNIFICADO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA"
As três questões centrais da pesquisa fenomenológica são: o "que é" a experiência (sua estrutura essencial), o "como é" a experiência (sua descrição vivida) e o "significado da experiência vivida" (sua importância e interpretação).
A abordagem busca desvendar os significados mais profundos e revelar como os fenômenos se apresentam à consciência.
***
Que é (Essência do fenômeno)
  • Esta questão foca na essência do fenômeno, buscando a sua estrutura fundamental e aquilo que o torna o que é.
  • O objetivo é captar o conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos, buscando uma intuição das essências, como a essência da percepção, por exemplo.
**
Como é (Descrição da experiência)
  • Esta questão foca na descrição da experiência vivida a partir da perspectiva de primeira pessoa.
  • A pesquisa tenta descrever a experiência como ela aparece à consciência, evitando preconceitos e suposições para entender como é essa experiência de forma primordial.
**
Qual o significado da experiência vivida
  • Esta questão investiga o significado e a importância que a experiência tem para o indivíduo.
  • O objetivo NÃO é fornecer explicações causais, mas sim compreender o mundo da vida do participante e desvendar os significados implícitos da experiência, que muitas vezes são ignorados no dia a dia.
  • O pesquisador pode (e deve) estudar hermenêutica fenomenológica e ou existencial, pelo menos os princípios, para ele entender como “dar significado” aquela experiência vivida.
  • A análise de conteúdo de Bardin também ajuda, e já há no mercado, um programa de computador/ internet (?), talvez um aplicativo, onde você goga seu texto, e é realizada a análise, mas, para manter sua ética científica, você mesmo deve analisar. Se não conseguir controlar-se, compre o livro e faça sem essas ajuda, coisa muito comum antes de você. Não condeno IA, ao contrário, aqui-agora nessa apostila estou recorrendo a ela, MAS, não é para publicação, eu verifico todos os dados e elimino os erros etc. A IA facilita nossa vida de professor, ampliando a gente fazer outras tarefas, como ir na fonte lendo o livro.
**
O mesmo tema, mas com outro modo didático:
Três questões quando se trabalha com a pesquisa fenomenológica: o "que é", "como é" e qual o "significado da experiência vivida"
Na pesquisa fenomenológica, as três questões — "o que é", "como é" e "qual o significado da experiência vivida" — orientam a investigação para a compreensão profunda de um fenômeno, a partir da perspectiva de quem o vivencia.
**
1. "O que é?"
Esta questão inicial busca a essência do fenômeno, ou seja, o que ele representa na sua forma mais pura. O objetivo é ir além da aparência e focar no que se manifesta diretamente à consciência do sujeito.
  • Foco: Definir e descrever o fenômeno em si, como ele se apresenta.
  • Objetivo: Entender o que é a percepção, a experiência ou a consciência em relação ao tema investigado.
  • Exemplo: Se o fenômeno for o sofrimento de uma pessoa, a pesquisa buscaria descrever a essência desse sofrimento, o que ele é em si mesmo, sem teorias pré-concebidas.
**
2. "Como é?"
Esta etapa explora o aspecto da experiência vivida, buscando compreender como o fenômeno se manifesta e se desenvolve na vivência cotidiana dos indivíduos. A pergunta foca na forma como o fenômeno é experienciado e na dinâmica da vivência.
  • Foco: Investigar a estrutura da experiência, ou seja, como o fenômeno acontece no mundo da vida de uma pessoa.
  • Objetivo: Descrever o fluxo da experiência, os sentimentos, as emoções, os pensamentos e as sensações associadas ao fenômeno.
  • Exemplo: A pesquisa exploraria como o sofrimento se manifesta no dia a dia da pessoa, quais sensações físicas ou emocionais ela sente e como isso afeta sua rotina.
**
3. "Qual o significado da experiência vivida?"
Considerada a questão central, esta etapa da pesquisa fenomenológica busca interpretar o sentido que a experiência tem para o indivíduo. Não se trata de uma interpretação do pesquisador, mas sim da busca pelo sentido que a própria pessoa atribui ao seu vivido.
  • Foco: Aprofundar-se no sentido e nos significados que a pessoa atribui à sua vivência do fenômeno.
  • Objetivo: Compreender as crenças, valores e interpretações que moldam a experiência, criando um texto que reflita essa compreensão mais profunda.
  • Exemplo: Além de descrever o sofrimento e como ele se manifesta, a pesquisa buscaria entender o que esse sofrimento significa para a pessoa em sua vida. Seria uma experiência de crescimento, de perda ou de resiliência?
**
Ao seguir essa sequência, a pesquisa fenomenológica se aprofunda, partindo da essência (sempre relativa - leia Merleau-Ponty que diz isso e com ele concordamos; Forghieri também toca no tema) do fenômeno, passando pela sua manifestação prática e culminando na sua interpretação subjetiva, fornecendo uma compreensão rica e contextualizada da experiência vivida humana.

FONTE: dei meu texto para o IA e lhe pedi pra fazer no seu modelo tradicional que acho bem estético, e por disso didático, o sistema não pegou tudo, mas considerei, ao final, que está correto assim mesmo. Os outros detalhes darei em aula expositiva dialogada e mandarei meu texto mesmo para meu grupo de orientandos de mestrado, doutorado e de pós-doutorado.

Hiran Pinel, professor titular