segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

É POSSÍVEL ESCREVER UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA DE UM FILME, SÉRIE OU CENA "SEM FAZER/ PRODUZIR SPOILER"?


Resposta possível:
Não. Quando faço apreciação de uma cena de uma série ou filme, fãs dos "faces fãs clubes" que curto e dou opinião, por ex., "quase morrem" (kkk). Alguns é claro, não todos e todas, mas quase morrem (e histéricos ficam) quando eu faço apreciação de uma cena, descrevendo-a fenomenológicamente... Mas são eles que pedem para que emitamos opiniões, e não capturam que é impossível não haver spoiler, sempre haverá - de um modo ou de outro. E tem mais: não desejam entender que uma cena é mais do que aquilo que "eu conto" (descrevo) ali no comentário, pois uma cena tem iluminação, vestimentas, expressões dos atores, uma música ao fundo, um tom de voz planejado pelo ator e pelo personagem, gestos delicados e ou, coreografia, cenografia, efeitos especiais etc. Além de odiarem textos mais longos kkk Parecem que não leem - parece kkk Ou enfiaram na cabeça que o texto do face tem que ser curto, por isso tem briga, pois texto curto não responde a tudo, e o comentador gosta de escrever... Bem, eles chegam a quase morrer (kkk) por isso - não generalizemos, falo sempre de alguns... "O senhor deu spoiler, por favor, o senhor é doutor" - um escreveu pra mim kkk... "Doutor o 'kacête', aqui sou fã e escrevo o que eu desejar dentro da ética possível e necessária (o que é isso eu não sei kkk), e vá ver (e sentir) a cena toda, pois ela é muita mais do que eu escrevi. Um aprecia(dor) como é "a gente" (agente kkk), não consegue alcançar a cena toda de uma obra de arte, mesmo que tente" - respondi... kkk Agora, tem diferença quando você faz spoiler vital e má intencionado objetivando estragar a surpresa do outro, como contar quem é a sensual cantora da boate no filme "Traídos pelo Desejo" (direção de Neil Jordan)... Mas ao analisar o filme é possível passar por cima dessa cena, e fazer insinuações, produzir mais sentidos e significados para que o espectador se interesse pela obra de arte e vá assisti-la ou no cinema ou em casa. Na série "Sotus S" (Tailândia) posso falar que há duas cenas vitais do episódio 8: uma, quando Arthit fica com ciúmes de uma menina seduzida por Kong (ele vai comprar churrasquinho de rua) e a segunda, é a resposta inesperada dele diante do ciúme que sentiu na carne. Só isso - não falo da resposta... kkk Mas aqui eu conto (e não farei spoiler): em vez de ficar emburrado, Arthit hiper paparica Kong, chegando abri-lhe uma garrafa de refrigerante, sendo gentil, generoso e Kong se assusta (isso pode ser spoiller - mas vá ver a cena pra sentir se eu a contei toda... de jeito algum... a cena é linda demais, é além disso).


NOTA 1: Essa resposta não pretende ser sólida, verdade universal e nem definitiva, é que o que estou supondo mediante minhas vivências na área; 

NOTA 2: Na prática parei de fazer os comentários mais específicos, e quando gosto muito, escrevo como a maioria dos/ das fãs o fazem: lindo, adorei, gostoso, "esse homem é pra ser meu marido" (kkk é assim, tá que eles escrevem... kkk), homão da porra (muito usado), estou molhadinho/a só não te falando onde, estou me molhando e só não te falo por onde, marido, tesão etc... kkkk Essas coisas que "diz toda mulher" diz Chico Buarque (abusada) em Cotidiano.

[Hiran Pinel, autor] 

Cena de Traídos pelo Desejo
Resultado de imagem para crying game movie singer 

Cena vital de Sotus S The Series - episódio 8
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e atividades ao ar livre