domingo, 19 de agosto de 2018


O QUE É  E COMO É "YAOÍ"?: A FENOMENOLOGIA

Hiran Pinel, autor.

Em japonês: "- やおい -" ou "iá-ô-í".

Também se diz "wasei-eigo", pronunciando em japonês. 
.
São obras de artes publicadas em mangás, animes, séries de Tv, filmes etc., também chamadas de "Boys' Love" ou "BL". O roteiro de um yaoí, de modo geral, mas que não é regra, aborda o amor ingênuo e puro (e casto) entre dois estudantes (escolares), ambos rapazes, ou seja, a primeira vez homoafetiva de um ou de ambos, podendo haver casais paralelos ou secundários, sejam eles yaoí ou não-yaoí. O yaoí numa obra de arte pode se referir a um clima psicológico e psicossocial: "É quando as pernas tremem e os corações insistem em sair pelas bocas dos apaixonados, e com música romântica ao fundo que (co)move a cena, cujas letras costumam substituir os diálogos, que quando ditos, são poemas desfolhados, cheios de promessas (in)sólidas, de términos desesperadores, de beijos em fogo e de complexa realização. Nos yaoí, são difíceis acontecer tanto os beijos ardentes quanto o sexo fervente, e esses são os momentos mais esperados pelas fãs e pelos fãs - sua delícias" (PINEL, 2004; p. 63). Algumas vezes, o país onde residem está em frenesi político e econômico (kkk), e isso é mostrado de modo muito sutil, quase imperceptível - mas pontuam, mesmo que levemente. Então, há uma nação em frenesi, e eles também nas suas vidinhas íntimas, bem como a escola, na família, com os amigos etc.

Outra características do yaoí é que os rapazes envolvidos entre si, têm namoradas (sim, mulheres como namoradas) e no enredo, muitas vezes, elas se transformam (in-justamente) em vilãs... kkk

Diz a Wiki que se refere ao acrônimo da frase "- ヤマなし、オチなし、意味なし -" (yama nashi, ochi nashi, imi nashi), que pode ser em português algo próximo a "sem clímax, sem resolução, sem significado", ou como a frase de efeito, quase clichê: "sem pico, sem ponto, sem problema". 
.
O termo talvez esse termo (sons) tenha sido usado em 1970, no Japão, referindo-se a história/ narrativas que continham "causos" estranhos/ provocadores  e muito lúdicos/ brincantes. Com o tempo (e o espaço) esse termo, yaoí, passou a ser dito mais para se referir a obras de arte de relações afetivas e ou sexuais entre dois rapazes.
.
REFERÊNCIAS
PINEL, Hiran. Apenas dois rapazes e uma educação social; existencialismo, cinema e inclusão. Vitória: UFES/ CE/ PPGE/ Do Autor, 2004.