domingo, 12 de fevereiro de 2017

PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA DO AMOR NA ESCOLA...
Arthir lê o diário de Kong, agora seu companheiro:
"Ele gritou com voz grave, como um oficial de prisão grita com seu prisioneiro".
Arthit sorri e insinua que foi isso que o prendeu a Kong, e Kong a ele. Prisão que pode significar casamento, prática sexual (ativo e passivo), o começo da relação dos dois, relação professor-aluno etc. Essa complexa relação de um maior contra um menor, de um veterano contra o calouro, mas a rédea de domínio é o do menor, o do calouro que fez a fera (maior) cair nos seus braços e abraços, e tornar-se um homem, um humano em todos os seus sentidos éticos - transformando o ódio em amor.
Essa vivência amorosa aconteceu também devido às belezas cotidianas da escola, mas também dos seus desvarios e desmandes que provocou resistência dos dois. Por isso os dois declaram que "nesse exato minuto eu o amo", na incerteza do que possa acontecer depois desse tempo, naquele espaço.
A Vida os interroga pelo sentido: - Há sentido nas suas vidas? Os dois respondem com a complexidade das relações interpessoais (no mundo social, na história, na cultura etc.), mas o amor é que os guiará com sentido - consentido, consentem isso. O amor dará sentido à vida deles, respondendo a Ela. Mas tudo é muito curto, por isso é clínico vivê-lo densa, tensa e intensamente.
O amor é assim efêmero, e os dois terão de lidar com essa finitude, com essa morte que acompanha a vida.
É o que eu mais faço na vida: viver de amor para dele morrer! kkk 


SINOPSE DE "SOTUS THE SERIES"
Há um sistema universitário na Tailândia chamado SOTUS. Sotus é uma sigla que significa Antiguidade, Ordem, Tradição, Unidade e Espírito. Esse sistema é uma tradição no país. Nele os veteranos bem sucedidos academicamente, são nomeados pelos professores e colegas veteranos, e algumas vezes exploram, abusam de calouros e de outros. Ora, esses calouros (juniores) buscam aceitação ao entrar na universidade tailandesa. Não é o nosso trote brasileiro, pois o SOTUS acontece durante todo o curso, e se no começo é arrogante a ponto de molestar o outro frágil (calouro), logo a seguir é camaradagem, apoio, cuidado, ajuda acadêmica de estudos etc. - é o que dá para entender. Estudantes de nível senior (veteranos) são necessários para orientar os calouros, em troca exigem respeito, amor ao ofício e seus símbolos, obediência irrestrita, disposição a fazer práticas esportivas exageradas como punição (tem que ter resistência física) etc. É uma hierarquia donde os mais velhos vão mandando nos mais novos, chegando até aos calouros, e aqueles mais velhos podem suspender ações dos senior (um ano acima do primeiro) - 4o ano manda no 3o e em todos; 3o manda no 2o e em todos sem pegar o 4a ano, 2o manda no primeiro. Na Faculdade de Engenharia Arthit é o chefe do sotus, e ao agredir verbalmente a todos, é confrontado pelo novato (júnior) Kongpob - eles ficam em um grande salão, todos e todas sentados. No começo são dores e mútuas agressões orais de muita sutileza e cuidado por parte de Kongpob - Arthith é mais objetivo e grosseiro. A cena em que Arthit chama Kong de nojento é deplorável (talento do ator que faz Arthith), emocionante e envolvente é a interpretação do ator que faz Kong: sutil e existencial. Depois disso a coisa se ameniza, e tudo se transforma em rejeição (Arthith não aceita que ama Kong) e Kong sofre, vindo após o abandono (de Arthith) e desistência (de Kong), para terminar em  amor e sexo - paixão e ciúmes. 

SUTILEZAS DA LINGUAGEM ORAL E CORPORAL
Fala do primeiro amor, o amor não-esperado por sua sociedade, linguagem e ação corporal ingênuos (marca dos mangás gays ou yaoi ou). Outro dado é a presença de namoradas na vida de ambos - mesmo que nessa série são apenas insinuações, mas elas existem, e seus nomes são tocados e objeto de ciúmes dos dois. A descoberta do amor, do primeiro é que traz o viço que prende ao espectador, pois ele mesmo (o vedor = a ver a dor), já se afastou desse tipo de experiência, mas que lhe traz memórias e saudades.

RESUMO DE APRECIAÇÃO 
Série com linguagem de cinema, excelentes interpretações para um elenco jovem. Produção esmerada e até requintada para uma série de juventude e escola, direção, iluminação, fotografia, música, estilo (vestuário), cenografia etc. Tudo com muitos detalhes artísticos, e s0tilezas no uso das cores (indicando novos significados) e coreografia produzindo metáforas, quando no episódio 13, na cena da Ponte Rama VIII, Kong vem atrás submisso e apaixonado e na frente, guiando todo o vivido, o agressivo e dominador Arthith. Ou o final melancólico (pela saudade) que é o episódio 15, de uma beleza rara, com os dois protagonistas dando um show... Prestem atenção no ator que faz Arthith que chega a trabalhar o tom de voz e a expressão facial de docilidade, frente o azedume que era, mas sem jamais perder o domínio - mesmo quando ele transita seus olhos de rapaz em estado de prazer e vergonha.

OUTROS DADOS
Baseado em um romance de Bitter Sweet (Nabu Publishing). 

Ator: Perawat Sangpotirat – papel: Arthith
Ator: Prachaya Ruangroj – papel: Kongpob

Total de episódios: 15 + 1 (making off)

TV: GMM Grammy; Linha TV (acha no You Tube com legendas em inglês e pelo sistema mesmo você pode assistir em português e ou espanhol quando as palavras ficarem confusas).

Exibição: de 20 de agosto de 2016 e 14 de janeiro de 2017. 

Não foi exibida durante a morte do Rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej, por isso planejada só pra 2016, acabou sendo ampliada até 2017.

O maior sucesso na Tailândia e Ásia (daquela área), sucesso de crítica. 

Ao final dá-se um outro significado (em inglês) para sotus que em português é a "história verdadeira do nosso amor" (Story Of True Love Vetween US = as iniciais dão o termo SOTUS). Ou seja: a história dos dois é sotus enquanto ritual de passagem (como nosso trote) e ao mesmo tempo é algo que transcende, que vai além, pois é anunciado como o amor. Nesse ambíguo contexto, o amor é sadomasoquista, estando presente no sotus (trote) e no sotus (amor) e ambos os momentos são sotus (trote) e sotus (amor). Na agressão eu amo, no amor eu agrido, aqui-agora talvez ligado à prática sexual, é apenas uma suposição, mesmo que ainda vemos Arthith resistindo a uma total entrega, total envolvimento existencial com Kong, preferindo sempre o distanciamento não-reflexivo. Ao final, por exemplo, Arthith recusa dizer que sente saudade de Kong do primeiro ano (Kong calouro), e então Kong apenas ri, aceitando algo como se fosse a ele destinado.

Algumas músicas pontuais, de fundo e minimalistas são as mesmas da famosa e cultuada série Love Sick The Series, com Captain, White-Wo, Ngern, August etc.

História do amor verdadeiro entre nós. Verifiquem que as iniciais do termo (em inglês) dá SOTUS. Assim o SOTUS pregado na universidade tem muito de amor, bem como pode ser que o SOTUS (trote) faz uma viagem de travessia da agressão para o amor.

Autor: Hiran Pinel