terça-feira, 26 de dezembro de 2017


Filme: "Método" (Method, 2017, Coreia, direção de Pang Eun-Jin). Elenco: Park Sung-woong (como Há e Walter), Oh Seung-hoon (como Woo e Singer) e Yoon Seung-ah (como Hee-Won, a esposa de Há).

Sinopse:
"É FOGO NO RABO", SENÃO A COISA FICA NA MESMA MERDA!

Trata-se de dois atores ensaiando uma peça chamada "Unchain". Logo esses dois atores têm seus nomes próprios (Há e Woo) e os nomes dos personagens - Walter e Singer.

Um ator (Há) é um sólido e famoso (que foi ídolo quando jovem) ainda muito maduro e lindo excessivamente, muito masculino, já o outro (Woo), um ídolo da canção pop (k-pop) que após um acidente de carro (viu a morte de perto) toma decisão de mudar os rumos da vida profissional só pra ver se a vida pessoal muda também - vive cercado das fãs histéricas, preocupa-se com cabelos e anéis, frágil demais e carente e é um charme mesmo kkk.

Woo resolve ser ator de teatro, e como é riquíssimo, produz a peça (em andamento) e vai trabalhar com seu ídolo maior - uma espécie de Fernanda Montenegro masculino de lá (na vida real é um ator famoso e exemplo pra todos e todas).

Só que o ator sólido tem um método de interpretação desenvolvido por Peter Brook, e o jovem nem sabe o que é isso, como é isso. Brook é marcado pelo método fenomenológico existencial de interpretação.

O ator sólido, cansado dos estrelismos do jovem que nunca chega na hora certa e nem consegue ler o texto teatral de modo correto (nem pronunciar sabe), um dia toma decisão.

O jovem então então descobre que nem sabia que a peça versava sobre dois atores que se apaixonam durante os ensaios de uma peça, um grande ator e uma estrela da canção que deseja sair do seu cotidiano enfadonho sem grandes voos artísticos.

A esposa do grande ator é lindíssima e jovem, e qual não é? kkk homem maduro adora menininha kkk é um ser-no-mundo do consumo e competição desenfreados. Ela fica de olho, supervisionando tudo, desconfiada, pois conhece o método que apregoa seu marido, o de se envolver existencialmente com o personagem. Ela é a mediadora da lucidez, mas nem sempre uma mediação é de sucesso...

O fogo vai pegar - é só esperar.

É fogo no rabo do povo, fogo! kkk Gente que pra renascer é preciso virar cinzas, permitir-se morrer, renascer, respirar, amar... Eles não ficam como gatos em tetos de zinco quente, eles vão à luta. Se queixam e se envolvem. Os três não são gente que se cheire... Deveríamos ser assim. Confesso que eu tento, mas não consigo... Por isso assisto filmes como este - uma possibilidade pelo menos em refletir a vidinha bosta que eu vivo, que vivemos...

VIVER NÃO É FÁCIL MEUS CAROS, ESPECIALMENTE SE ELA (A VIDA) FOR TECIDA, E COM DENSA/ TENSA/ INTENSA TESSITURA, ATRAVÉS DA (IN)FORMALIDADE DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL DE ATOR, DE PSICÓLOGO, DE PEDAGOGO, DE PROFESSOR, DE PESQUISADOR, DE FILÓSOFO, DE BIÓLOGO, DE MATEMÁTICO, DE QUAISQUER HUMANOS, UM TIPO DE GENTE QUE SE PERMITE ENVOLVER COM A VIDA MESMA, ESSA QUE RESPIRAMOS...

[Hiran Pinel, autor].