segunda-feira, 16 de maio de 2016



Eu fiz uns versinhos pra você - sobre amor tranquilo, favorável... Quer escutar? São versos curtos, nesses tempos sombrios - tão longos. Mas ao mesmo tempo, não são doces assim, isso me mataria - sou diabético. Queria que você escutasse e me dissesse algo assim, ... não sei o que dizer. Sabe, se eu escrevi sobre amor, é porque eu estou amando. Como é você que eu amo, eu senti isso logo agorinha, e fui escrevendo como Chico Xavier, quase num impulso, num repetente. Você já deve ter escutado tantos versos declamados, mesmo em tempos atuais tão ensurdecedores. Mas eu escutarei seu coração na hora, pois sinto que o significado de cada palavra irá te encontrar. Não te cansarei, declamarei rápido. Escute o que eu tenho para lhe dizer quase cantando, afinal esses versos foram feitos apenas pra você. E então? Ouça bater nossos corações, juntinhos. Autorize que cada verso vá fundo de nós dois. A sua voz e a minha podem caminhar juntas, nas passeatas, nas febres tropicais, nos apartamentos vazios, no corpo seu magro, reluzente, meu por segundinhos. Assim, talvez possamos ficar a vida inteira lembrando das palavras ditas, faladas - advindas das escritas, especie de escrituras sagradas. Como disse, as palavras desse texto poético descrevem e narram dois sujeitos do amor, a timidez de um e a angústia de ser do outro ser, das noites mal dormidas, do velho carro dilacerado, das brigas e ciúmes, do sexo desajeitado e prazeroso, das lágrimas que não conseguia conter de mim, da sopa donde a mosca caía, das idas àquela clínica, da serra, da floresta, dos castelos, do pequeno ser, do nobre em vista, do fiat lux. Da mira de um prédio de qualquer praia, das pequenas viagens nos cantos da cidade, e longos passeios no nosso país - tantas tessituras do cuidar. Trata-se de um poema de versos alegres, mas tristes de saudade, e impregnados de esperança bem ao estilo Paulo Freire. Assim, quem sabe, esses textos possam iluminar seu coração, e te dizer "vamos linda pessoa, abrace-o e beije-o como se fosse a primeira vez".

quadro (provavelmente) de W Liang, China.