quinta-feira, 2 de julho de 2015

A ESCOLA COMO LUGAR DO AMOR...
Hiran Pinel

Love Sick The Series, 2a Temporada, episódio 12.

Bem, vamos logo à cena famosa e minha pequena reflexão sobre ela.

Trata-se da cena de quando o personagem Nõn declara que gosta demais do personagem Phun, um gostar amoroso acompanhado da carne. Perfeito o ator Captain, e ele segurou toda a cena (TODA), talvez pela posição dele dentro da narrativa, os diálogos... E o seu companheiro Phun?

Depois de escutar a declaração de Nõn, Phun sorri levemente - leve demais - e nos passa uma tranquilidade e algo sereno dos vitoriosos no/do amor, algo que ele, talvez previsse. O personagem desvela um modo de ser sendo feminino, plácido - um modo junto ao outro no mundo. Em fim, recebe a flechada definitiva do amor, legalizando-o na sua cultura e sociedade.

Nõn ao se desvelar, sai correndo como se sentisse vergonha pelo que falou. No meio de sua fuga, Phun grita alto que também gosta dele, e os colegas que estão no pátio a jogar bola, escutam essa declaração - o que lá (como aqui) pode gerar violência contra os dois. Nõn levanta o dedo, mandando, divertidamente, Phun "tomar naquele lugar" - divertido, eis essa parte.

Phun pega o pirulito que Nõn lhe presenteou, e o olha ternamente - com uma alegria contida de alívio. Ele vê o doce em círculos, algo que o envolve - a ele e a Nõn. Círculos sem fim a lhe engolir - talvez estivesse agora descobrindo que o amor nos engole, e dependendo de nós, pode nos libertar ou nos aprisionar.

Já Nõn corre e se encosta em uma pilastra de pequenos azulejos brancos e beges. Ele sorri com um prazer indisfarçável, um sorriso de alívio depois de mais de 22 episódios (ou mais), acho - indicando mais de dois anos. Ele passa a emoção desenfreada, desvelou-se finalmente. A linguagem do corpo tinha dito que amava Phun, mas os humanos precisam também da oralidade: é preciso dizer a palavra, que naquele instante-luz, é autenticidade.

O terceiro elemento amoroso kkk. Sim, temos um terceiro kkk Ali na cena também encontramos Earn, que está bem representado pelo ator. Ele assiste escondido a revelação de Nõn para Phun - ele a escuta estarrecido, esperava outra coisa. Earn está atrás de uma outra pilastra, e simplesmente deixa cair o presente (mimo? kkk) que comprou para seu pretenso amor - a câmera mostra lentamente a queda. Ele nos passa um assombro, um susto, uma decepção - um olhar entristecido de alguém que acaba de perder, e ele escutou isso, pois o corpo de Nõn já lhe dizia da (im)possibilidade. Ele escuta, e o mimo cai no chão - repetimos, e ele se encosta pra não cair também - o presente já bastava ter caído. 

Ele vinha investindo afetivamente muito em Nõn, e finalmente "caiu a ficha" do desamparo e solidão - todos estamos sós, parece dizer Earn.

Ali, naquela escola, instala-se o amor, que naquele mesmo espaço (tempo) se ensinou e se aprendeu. Uns ensinando aos outros no mundo, um não-escolar no escolar. A escola pode possibilitar isso, devido a intimidade promovida pela via do conhecimento: Quanto mais eu conheço, mais amo? Ou: Quanto mais amo, mais conheço? Aprendeu-se, enfim.

Como eu disse, é uma série que se presta a analisar a educação escolar e não escolar.


ATORES
* Personagem Nõn, ator Chonlathorn Kongyingyong, ou Captain Chonlathorn Kongyingyong;
** Personagem Phun, ator WhiteWo ou Phumphothingam Nawat ou White Boonserm Phumphothi-ngam;

*** Personagem Earn, o ator Luangsodsai Anupart ou Ngern Anuphat Luongsotsay.



essas cenas se referem à cena descrita, narrada e analisada existencialmente por mim, de modo informal, cotidiana.