quinta-feira, 2 de julho de 2015

POSSÍVEIS MOTIVAÇÕES DA PAIXÃO FEMININA PELOS 'YAOI' NA TV E NO CINEMA...

Hiran Pinel

PREÂMBULO
Estou muito envolvido com filmes asiáticos, sempre atento ao entretenimento e à pesquisa em educação, em pedagogia, em psicologia educacional, em pedagogia social etc. São filmes (ou séries de TV) da Tailândia - mais obras desse país tenho visto, China/Taiwan - segundo lugar, Japão - terceiro & Coréia do Sul... Irã, China socialista, Malásia, Índia, Nepal, Butão, Laos e Vietnã, Turquia, Rússia - dentre outros. 

Mas dentro dessa arte (inúmeras obras), há um tipo de filme que gradualmente estou descobrindo tratar-se da arte advinda dos mangás, que me provoca muito. Dentro dos mangás, descobri recentemente que existe o  'yaoi' e dos mangás 'shounen-aí' - estas terminologias estou descobrindo na internet. 
Os mangás (História em Quadrinhos - HQ) e ou animes (filmes desenhados) "yaoi", narram os rapazes e ou homens se relacionam muito intimamente entre si, com ou sem sexo - às vezes um beijo na boca, andar de mãos dadas (em algumas regiões isso é comum), um olhar ... kkk Não conheço tanto esses mangás, procurei-os aqui em Vitória (ES), mas não os encontrei. Vi na internet: são desenhos típicos (personagens com olhos grandes e com destaque aos cabelos) e que se olham, insinuam... Não vi nenhum "indecente", imoral, mas sei que mesmo no Japão, eles tem resistência da sociedade maioral, assim como lá encontra-se resistência, mesmo contra os mangás heterossexuais (com sexo). No Brasil existiam (e devem existir) histórias em quadrinhos desenhadas de modo simples (e sensual), com conteúdo erótico, muito mais do que sexual... Recordo aqui de Carlos Zéfiro (1921-1992).  
Vamos ao foco. Repetindo: Meus interesses são pelos filmes e séries de TV (com linguagem de cinema) que trazem histórias que bem poderiam ser de mangás, advêm deles. Esses filmes tem linguagem de mangás, advém deles - repito. Os atores são jovens e ou homens jovens, olhos grandes, charme nos cabelos kkk isso é muito. Geralmente os personagens são estudantes do ensino médio e ou universitário. Quando do ensino médio, eles estão de shorts azuis (uniforme escolar), desvelados aqui (acho) como um fetiche. O enredo é de amor ingênuo, geralmente o primeiro amor, e no máximo com algum erotismo. Eles têm namoradas. Apresentam os conflitos, geralmente com brigas. Um dos dois acaba traindo o companheiro com uma linda garota. Estamos numa cultura diferente da nossa. 
Reafirmando: Essas obras de arte são muito populares entre as mulheres (garotas adolescentes, mas não só), a clientela mais consumidora, nos provoca curiosidade: Qual a motivação? Social e historicamente era pra elas gostarem de mangás heteros, e os gays dos "yaoi".
As mulheres - diz os textos que encontrei na internet - gostam de ver homens bolinando entre si, ou acariciando-se, seria mais sensível dizer isso. Essas fãs (fanáticas?) são chamadas pelo termo 'fujoshi' que significa podre/corrompida, sendo uma denominação pejorativa, mas que no cotidiano se transforma em positivo.
Estando esses profissionais da representação em público, com platéia feminina predominante, eles não são eles mesmos, eles precisam estar sempre representando, trazendo a lume cenas da TV ou do cinema "pra'ali". Eles atuam como se agora representassem em um teatro - eles pouco falam de si, dos seus projetos profissionais, da sua vida privada etc. O que elas desejam ver é eles super-representando cenas que elas amam. Elas partem dos princípios de que os atores não são gays (ou até podem ser, mas esse dado é desconsiderado), e eles podem ser como seus namorados (e outros), mas que se permitem amar uns aos outros, e que troquem carinhos com os amigos chegados.
Elas gritam, esperneiam, desmaiam, avançam, se atiram aos pés dos atores (sempre adolescentes ou parecendo como tais), e quase sempre imberbes. Fotografá-los compulsivamente é o mais notado. Parece óbvio, que nessa teatralização, os atores se tornam masculinos - eles as desejam ou representam isso. Mas pra elas o bacana é verem eles entre si, fazendo carinhos, falando palavras de afeto e amor.
Um exemplo? Os atores tailandeses March Chutavuth & Tou Sedthawut - estrelas de lá - estão fora de cena, em um shopping, ou na porta de entrada da empresa de TV onde trabalham. Elas gritam, gritam e pedem coisas pra eles representarem ("coisas" que foram mostradas na TV, por ex). Os atores começam a cena. A "cena do marido mandão" é famosa, e elas gritam histericamente, que desejam ver eles fazerem ali na frente delas. Eis a cena desvelada "mil" vezes pra elas: "Após uma festa regada a álcool, o personagem Phu (ator March) se aproxima de Thee (ator Tou) e bate as mãos na parede, zanga com ele, aborrecido pois ele anda bebendo demais, e o alerta de que 'cara, você tem muita alergia ao álcool' - fala com cara de bravo (bom ator é March). Depois de zangar, Thee responde a ele: - Pare de ser um marido mandão! E entra pro banheiro". Será naquela noite que acontecerá a primeira relação sexual dos dois, um evento esperado há alguns episódios, o bastante pra gerar tensão entre os fãs. Então, durante e após a representação dos dois atores, as garotas de desvelam em estado de frenesi, frenesi - não há outra palavra tão própria como essa. Frenesi.
Fiquei curioso do motivo dessa adoração feminina (juvenil) em se excitar com personagens masculinos se tocando, se acariciando, se beijando - geralmente beijar é o máximo que acontece.
Li muitas explicações, até de analistas dos próprios países - professores universitários, por exemplo e de fãs. Sei que é algo de uma cultura diferenciada, mas estou inferindo como um escrevente brasileiro, dentro da nossa cultura. Esses países são marcados pelas religiões Budismo, principalmente etc., mas tem o Hinduísmo (percentagem alta), Islamismo (que tende a aumentar), Catolicismo, Protestantismo etc. Mas predomina o Budismo. Então é uma análise de um brasileiro, dentro da cultura dele, de um espectador da América do Sul - fica claro.
Minha questão pode ser: Quais as possíveis motivações de garotas/ adolescentes serem fãs fanáticas (minha inferência) de 'yaoi' & 'shounen-aí' no cinema e TV?

MOTIVAÇÕES POSSÍVEIS
Minha opinião acerca desse clamor das meninas pelos meninos transando entre si - em séries de TV e em filmes de cinema -, com inspiração sexual, por ora, pode ser:
1) - Eu acho que as meninas desejam que seus namorados e maridos sejam heterossexuais (sim), mas que por outro lado, sejam eles tão delicados, iguais aos “homens” que se vê nos yaoi (que tem cenas de sexo), ou em outro mais delicado (mais ainda), chamado 'shounen-aí' (sem a prática sexual). É um sonho de que o hetero seja cuidadoso com ela, e com os outros – seus companheiros. Nas cenas os personagens vividos pelos atores são delicados demais com o outro, permanecendo com comportamentos e subjetividades masculinas dentro da cultura (eles se amam, mas jogam futebol, bebem cerveja, têm namoradas etc.);
2) - Outra explicação refere-se ao poder que elas podem ter frente a dois garotos acariciando-se. Elas podem imaginar que se os dois estão juntos, indica que eles ressentem (necessitam) de uma mulher (que é ela) para terminar com “aquilo” de perturbação (não há um sentido de doença, parece-me, mas pode ter, e o remédio de cura são elas). A auto-estima alta delas, indica que elas podem acabar com aquela íntima relação (cultural e socialmente proibida, reprimida), colocando-se presente entre os dois ou mais, salvando os bofes daquele “desvio” – kkk;
3) - Acho também que elas gostam desses filmes, e assim se comportam junto com os atores, porque sabem que estão sendo insubmissas ao estabelecido pela ideologia masculina dominante; elas sabem (e sentem) que estão provocando aos homens, estão criando novas subjetivações;
4) - Elas estão provocando os homens machistas, dizendo a eles, que se pode ser heterossexual e ser hipersensível com o seu próprio sexo e com isso, com a sexualidade delas, a afetividade dentro da sexualidade; elas estimulam homens femininos, que tratam os corpos femininos como altar;
5) - É algo estimulado pela própria cultura na qual estão inseridas; esses países têm preconceitos aos gays - não tenham dúvida -, mas as mulheres são mais tolerantes; essa fantasia pode ser permitida pela cultura (no sentido antropológico);
7) - Podem desejar desmascarar ao homem (machista?) indicando outros caminhos pra eles - ou seja, o feminino guiando o masculino (elas dominando); em eles sendo preconceituosos à conduta homossexual, elas passam a amar isso, e com isso, "cutucando onça com vara curta";
8) - Finalmente, e não menos importante, é que elas simplesmente amam esse tipo de arte, pra elas refinada, bem feita, bem interpretadas, de boa qualidade artística, e que abordam o amor no sentido universal do termo, mas acontecendo entre dois homens. E como os atores são oficialmente bonitos, e lhes inspiram excitação, elas comparecem gritando e se atirando neles, como boa parte dos fãs fazem.
Eu posso aventar mais motivos, mas fico, por ora, por aqui.
NOTA 1: As motivações descritas são complexas, híbridas e se indissociam. Muitas delas se misturam com as outras. A divisão foi apenas uma tentativa didática, pois estamos acostumados com isso. No próprio preâmbulo já descrevo motivações...

NOTA 2: encontrei que em São Paulo há inúmeras 'fujoshi', tão frenéticas com as tailandesas, chinesas, coreanas do sul etc. Encontrei inclusive mulheres que odeiam o "yaoi", e outras que veneram. Talvez porque a comunidade japonesa e chinesa (e coreana) é bem grande, e se passa essa cultura. Há brasileiras também, sem essas origens, que amam...

NOTA 3: Como sempre, textos experimentais, escritos de modo imediato, sem correção. O blogspot mesmo é experimental, um rascunho...