quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cinema, Educação e Inclusão
artigo cotidiano, informal


A ESCOLA, O CORPO & O PORTO DO AMOR

Hiran Pinel


Amor é um fogo que arde sem se ver; é ferida que dói, e não se sente (...) (Luíz Vaz de Camões).


Emoticon smile A escola como espaço (em um tempo) do ensino-aprendizagem do amor.


Os amigos de escola Phu e Thee foram fazer cesta. Na escola "Nadao Bangkok College" (Tailândia) há um dormitório, e os que desejam dormir, o fazem - a instituição percebida como espaço/tempo de descanso do corpo e suas experienciações. Os dois resolveram fazer isso.

Ressonam. Então, em um impulso próprio dos desvarios do sono, Thee se vira e coloca uma de suas pernas sobre Phu... Muito instintivo, nenhuma intencionalidade consciente.

A câmera é generosa com o ator na pele de Phu, que mostra um rosto (pré)ocupado com aquela experiência de sentido. Antes de tudo somos ocupação, enchendo um espaço de lugar e de tempo. Que coisa estranha ele está sentindo?

Phu, de modo cuidadoso, retira de cima de si a perna de Thee. E então se vira pro outro lado. Vemos então que ambos estão em duas camas - cada um na sua, mas se misturando, já que estão unidas.

A câmera então se afasta como se indo embora da cena. Entretanto, ela vê Phu deitado em pose fetal - talvez um retorno à infância, quando ele pode estar supondo que era mais feliz, ingênuo, entregue ao prazer e aos cuidados da mama.

A câmera retorna, pois a cena a seduz. Vai se aproximando de Phu. Ele está dormindo, ou pelo menos de olhos fechados.

A luz vai focando naquele rosto, que ao existir, atraí a câmera.

Então Phu delicadamente abre os olhos. Vemos um olhar reflexivo, em busca de cuidado - não fixados em algum ponto do espaço, naquele tempo. Olhos (pré)ocupados com seu existir. Uma coisa o tocou: Ali está nascendo o amor, e pressentimentos estão surgindo.

É difícil viver para amar, mas vale a pena. Ele sentirá na pele isso, algo encarnado, fincado na pedra do porto.

Mas ele não fugirá da experiência bem à Larrosa, entregando-se também a bela Toei. Sim, "a experiência é uma paixão" (LARROSA, 2014; p. 28).


**    **    **


REFERÊNCIAS
LARROSA, Jorge. Tremores; escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

ORIGEM DO TEXTO
Lover Sick The Series. Série da TV Tailandesa. 2014. Produzida por: GMM Tai Hub Co., Ltd./ GTH. Direção: Songyos Sugmakanan (1a Temporada).

ATORES & ATRIZ
Phu é vivido pelo ator Chutavuth Pattarakampol;

Thee é vivido pelo ator Sedthawut Anusit;
Toei é vivida pela atriz Sutatta Udomsilp.




Essa cena não é a descrita, narrada e interpreta existencialmente. Não a encontrei em imagens - apenas isso. Mas estão aí os três personagens na peles dos dois atores e a atriz.