domingo, 4 de junho de 2017


"Doushitemo Furetakunai" [1] (Japão; direção de Chihiro Amano) é um filme baseado em mangá. É sobre um introvertido e sensível Shima que vai para novo emprego, e lá conhecerá o extrovertido e machão (não machista) Togawa. A cena inicial é minha excitação até hoje, fico descontrolado feito o jovem que um dia fui (kkk), rejuvenesço com essa obra de arte:

Shima pega o elevador no primeiro dia de trabalho, está ansioso. Togawa atrasado, chega afobado, abre no murro as portas do elevador. Ele agradece, entra e tenta conversar com Shima-kum, mas ele fica intocável, nada fala, um deus naquele pequeno espaço, num tempo de solidão - são só os dois naquele apertado espaço, num aperto dos corações... Togawa assustado com aquele jovem silenciado/ abafado, diz que a rejeição do diálogo com ele deve ser pelo seu cheiro, pois passou a noite na orgia, mulheres, bebidas, cigarros, maconha, beijos em diversas bocas, roupas rasgadas, sem cueca, pois a perdeu na referida festinha, quengas, mocinhas de família, calcinhas, preservativos... Ele nem banho tomou. E mais: tem KY no bolso da calça. Há ainda os perfumes baratos impregnados no seu corpo sedutor que contaminam o ar - perfume de Gardênia e outros... [2] Tóquio se estremece diante da santidade de Shima e a perversão do Senhor dos Pecados Togawa - Tóquio, naquele instante, vive o Santo e o Porco. Shima continua limpo, higiênico, elegante, ofegante, cabelos fartos e rentes, mas acima de tudo, impassível. Então, Togawa se afasta (ainda no elevador) e diz a frase lapidar, imitada pelos fãs no mundo inteiro, como eu a repito tentando fazer o mesmo charme: "EU NÃO TENHO SALVAÇÃO!" [3]. 

Tem sim Togawa, o amor é sua salvação - sua e de Shima.

NOTAS:
[1] O título, pelo que consegue saber, significa dificuldades dos dois personagens (protagonistas) em se tocarem física e emocionalmente;

[2] Não sou fiel a descrição da cena; é um texto poético em cima de outro - eu inferi; eu me coloco; esse filme é uma paixão; é uma obra de arte; é uma das minhas paixões mais profundas (kkk)...

[3] Vi duas traduções para essa cena: a outra é "NÃO POSSO SER SALVO".