segunda-feira, 30 de abril de 2018

Acabei de assistir "Bueno Aires zero degree" (de Kwan Pun Leung & Amos Lee) que é o "making of" do filme chinês "Happy Together" (1997; de Wong Kar-wai). Fato é que não é bem um "making of", mas um documentário também bem diferenciado que traz algumas cenas não inseridas no filme original, dando pra sentir o modo como Wong trabalha.
"Zero Grau" do título se refere aos sentimentos do diretor e dos protagonistas, pois mesmo no verão, Buenos Aires foi descrita como fria, como gelada - e o sentimentos de isolamento dos profissionais foi muito grande, idioma diferentes, solidão.
O filme nos passa (e nos perpassa) um clima experimental (sempre em devir, como são os humanos) e deplorável devido às paixões desenfreadas e traições entre os personagens dos atores Tony Leung e Leslie Cheung, estando eles em Buenos Aires (vindos de Taiwan), com um fundo cantado por Caetano Veloso, na tal de "Cu-cu-ru-cu-cu Paloma" - maravilhosa interpretação, com um outro fundo mais fundo, as Cataratas do Iguaçu, na divisa com o Brasil.
Pois é, ficamos sabendo que o filme foi feito assim também, aos trancos e barrancos emocionais, com os protagonistas morrendo de solidão e com saudades de Taiwan. Com final alternativo.
Nesse documentário é que finalmente aparecem as cenas cortadas da mítica cantora (e atriz) Shirley Kwan - linda e sensual, e perguntando: "Mas Tony estava apaixonado por Leslie, num é?" (kkk).
As pessoas são entrevistadas, Tony não sabia que teria que beijar Leslie, que o convenceu a isso, dizendo-lhe: "Cara, somos atores, isso é só um exercício profissional e afinal vc não faz o meu tipo" (kkk). Coisa tão simples, e Tony fazendo cu doce... kkk
Sujeira, uma Buenos Aires desconhecida, pobre, mofada, água pelas paredes e pelo chão, cheiro de bebidas, cuecas velhas em corpos jovens (dos atores protagonistas) - e o melodrama do tango. Sexo desvairado (kkk) e muitos elogios ao filme, advindos de críticos rigorosos dos mais refinados órgãos de imprensa como os Cahiers du Cinema.
O som de "Cu-cu-ru-cu-cu Paloma" está parecendo nos revelar que tal qual no filme pronto e premiado, o seu processo de estar sendo realizado aconteceu a mesma coisa: "de paixão mortal" a Paloma triste "morria".
Viver e morrer de amores é o tema de "Happy Together" (Felizes Juntos) um filme sobre um ritual de passagem dos jovens apaixonados, uma cruel travessia da noite pro dia. Uma caminhada para ser vivida e depois lembrada, mas nunca ser repetida, para o bem da saúde mental (kkk)...