sexta-feira, 15 de agosto de 2025

TEORIA: O "QUE É" E "COMO É" 

de: Hiran Pinel, 15 ago 2925

A palavra grega theoreîn significa olhar através de. Aquele que olha é chamado de theorós (espectador). Assim tem-se: Theoreîn = théa (através) + horós (ver) - uma peça de teatro você vê (observa, enxerga) através do que ocorre no palco, do que está escrito no roteiro ou no drama etc. 

A Teoria Psicanalítica Existencial, por exemplo, é a forma através da qual Jean-Paul Sartre percebia o fenômeno ser humano como contextualizado na cultura, na sociedade e na história, o si mesmo, o outro e o mundo. A Teoria da Relatividade é o modo de Einstein perceber o fenômeno do universo. 

Teoria é um conhecimento nem sempre prático, ideal, imaginado, independente das aplicações - uma produção discursiva que propõe o correto, o ético, o adequado etc. - especialmente em Ciências Humanas e Sociais. 

Por isso, teoria, é um termo associado ao teatro, que por sua vez, a um teatro da vida e os cidadãos são atores sociais, Ora, a criação de um espetáculo, lugar (no tempo) onde se pensa-sente-atua possibilidades de ser do ser humano, no nosso caso, como ser-no-mundo, e é nesse momento que brota uma teoria, algo da alma do povo, mas organizado e sistematizado, ou com essa intencionalidade. 

Essa teoria desenvolve-se por suposição (ou por uma hipótese); de teor hipotético - aparece ou nasce de uma hipótese - mesmo que uma teoria negue a hipótese, como alguns ramos da Fenomenologia, como em especial de Husserl, ainda assim podemos dizer que essa é sua suposição: "uma ciência pode ser produzida sem hipótese, pois ela não existe, ela também é uma teoria, uma invenção, uma criação.

Descrevemos uma conjuntura: tenho uma teoria, mas ainda não consegui comprová-la; conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem de base a uma ciência; essas regras; conjunto sistematizado de opiniões, de ideias sobre um assunto; julgamento ou opinião que se pauta nessas opiniões; conhecimento geral, não específico; generalidade - algo geral. 

No cotidiano comum, o povo, de modo geral, entende teoria como uma coisa irrealizável, uma utopia ou ilusão - uma fantasia. Numa ciência, como a Psicometria aplicada à Educação Especial clássica/ tradicional: pode ser descrita como um conjunto de elementos e ou procedimentos utilizados para medir ou calcular a inteligência humana, recorrendo a alguns conceitos estatísticos, propondo algumas intervenções possíveis de minimização quando o sujeito apresenta um déficit - por exemplo. 

Se considerarmos prática tudo que nos acontece, uma teoria emerge de uma prática. Há práticas meticulosamente planejadas, como em um laboratório de Química, por exemplo, mas há aí suposição que vão conformando seus efeitos mais práticos ainda.

Vamos dizer que não há viva alma sem teoria, mas se faz ciência, se é algo intencional, planejado, executado e que será ou não (mas será) avaliado - e que obedeça certas regras do que denominamos de ciência.

Sinônimos de teoria: doutrina, ensinamento, fundamento, ideia, princípio, utopia, ilusão, generalidade, conjuntura, discursos onde responde o que é e como é o ser humano, o mundo, os problemas humanos e suas soluções ou tentativas de (solução). Antônimos de teoria: teoria é o contrário de prática, mas há potente movimento de indissociar teoria e prática, pois uma prática (e práxis) pode produzir um discurso chamado teoria.

Os cientistas produzem teoria. De modo tradicional, uma teoria pedagógica deve deixar evidenciado o conceito de ser humano ou pessoa, de mundo (sociedade, cultura, história e ou outro mundo: só o subjetivo? Há uma subjetividade pura, casta e original?). Em Psicologia e em Educação Especial, apareceria o conceito de problema (o que é um problema da pessoa indissociada do mundo?); o que, para o teórico, na sua teoria, significa ter um problema, desvio (?)... E, finalmente, se há um problema, qual é a proposta de intervenção contra os problemas (prática educacional) para cuidar desse ser humano, como ser-no-mundo, com um problema? Mas, nem toda teoria responde a esses quatro quesitos centrais, e afinal há mais questões, pois em Pedagogia, podemos responder e conceituar: Escola, currículo oficial-legal e etc., (e o currículo não-oficial), relação professor-aluno, avaliação etc. Há teoria cujo objetivo é o de descrever o humano e seu mundo - como é e como deveria sê-lo. Uma teoria assumidamente fantasiosa de pessoa-mundo. 

NOTA: Hiran Pinel, autor. Citando, referencie.