domingo, 18 de janeiro de 2015

DANÇANDO COM O OUTRO, COM O FINCO DE SE CONHECER...

Consegui assistir ao Cult "Ang sayaw ng dalawang kaliwang paa" (traduzindo como "a dança dos dois pés esquerdos", 2011, Felipinas, direção de Alvin Yapan; legendas em inglês, donde recorri ao google tradutor; isso indica que meu texto está localizado 'no acho' kkk e assim deve ser lido). 

O que capturei dessa obra de arte: Um jovem (ator Paulo Avelino, maravilhoso, e além de tudo, fora desse filme, canta muito...) deseja aproximar-se da professora de literatura e poesia (Jean Garcia, belíssima atriz), disciplina que vai mal na universidade. 

A melhor forma é através da dança, já que a mestra é exímia nessa arte, uma apaixonada por essa arte que a associa com a poesia e a literatura da Filipinas. 

O jovem contrata um rapaz da companhia de dança dela (ator Rocco Nacino) pra ensinar-lhe as artes do corpo em movimento com a música. Ele se esforça muito e um clima de amizade íntima irrompe entre eles, apenas um clima - olhares e toques, por exemplo. 

Ele se aproxima da professora em fim, que depois descobre a tramoia dos dois. Então ela planeja uma dança com um tema filipino chamado Humadapnon & Sunmasakay (da cultura e literatura de lá; algo folclórico e religioso). O enredo da peça é (pelo que entendi): uma deus está preso numa caverna de mulheres, e uma deusa Nagmalitong Yawa tentará salvá-lo daí. Pelo que percebi, o deus na caverna tem alma feminina, e o deus salvador tem alma masculina. 

Então começa oficialmente a dança para o grande público, até que a mestra - no meio do balé (e sem avisar aos dois e nem aos cine-espectadores - eu achei isso) - passa a bola pros dois deuses representarem essas complexas e humanas divindades, abandonando um ao colocá-lo nos braços do outro - salva ambos dela (da mestra) e de si mesmos (do medo de amar). 

Surge então a paixão entre eles, que no filme destaca-se com tons sexuais, mas sem levar a efetivação do ato em si, ou seja, não há a prática sexual entre eles, e ao mesmo tempo isso é uma prática de sexo - se é que eu entendi. 

Recordei do livro de Carl Ransom Rogers "Novas Formas de Amor"... as várias possibilidades se ser sendo junto ao outro no mundo, modos inclusive de ser na sexualidade.

Dá uma boa pesquisa sobre a relação professora-alunos, como o tema sexual ou como a mestra pode compreender a energia sexual como provocadora ao conhecimento acadêmico.

Autor: Hiran Pinel

Com camiseta branca é o ídolo Avelino e o outro é o talentoso Rocco Nacino.

O carão do Avelino... Um rosto que a câmera fica atraída, seduzida.

 Paulo Avelino, perfeito, ídolo em Filipinas. Fazendo pose.

em cena.

 DVD pra vender... a lindíssima e talentosa La Garcia