terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PUREZA D'ALMA ADOLESCENTE E JUVENIL NA TV TAILANDESA...

O que mais me atrai no cinema (e TV) romântico tailandês, produzido para adolescentes e jovens (mas que adultos e idosos assistem também, e amam), é a presença estampada - nos personagens - de sentimentos inocentes, infantis e puros. Emoções e desejos cálidos, singelos e que emergem com pouca repressão - pelo menos a violência física não há (por ora), nem mesmo na escola isso acontece com frequência, mesmo que se encontre obras de arte que destacam o bullyng, o preconceito físico e ou verbal. Mas há preconceito, e isso é desvelado.

Estou a "falar" de "Lovesick the series" & "Hormones series", ambas como disse produzidas intencionalmente assim, pela televisão tailandesa. Ambas trazem algumas cenas cinematográficas (linguagem de cinema).

Hormones

Hormones

Lovesick


Lovesick



A descoberta do amor e da sexualidade (do prazer) é um dos temas predominantes, o desvelamento desses sentimentos feitos positivos - muito bacana, eu acho. 

O amor sempre é visto/interpretado como se fosse a primeira vez, e sendo efetivamente a primeira vez. 

Essas séries pode nos capturar pois aborda um tema que nos toca, pois fomos assim, e vivemos mais ou menos assim - a adolescência e juventude no Brasil. 

Não há assim um foco no sexo propriamente dito, um centramento no orgasmo - sempre é o amor que move as histórias. Os amigos e depois apaixonados objetivam sempre os conhecimentos de si e do outro - e da escola, pasme. Nada é estampado imediatamente - o lento e calmo predomina passando essa ideia de calma, leveza e que nos leva ao amor idealizado, romântico. Em tudo predomina o gesto das duas mãos em palma (acho que do ritual budista), sorrisos, olhares entrecruzados, lágrimas e tremedeiras da paixão - insinuações. 

Tudo - repetindo - começa pela amizade mais refinada do mundo, e desbanca em amor e sexo... 

Acho que é isso tudo que me seduz nessas séries, mais o fato de me recordar o adolescente que fui, com problemáticas semelhantes, além de viver a realidades dele na universidade federal na qual eu dou aulas, faço pesquisas e projetos de extensão.

No cinema esta pureza d'alma é encontrada em filmes como Jongens (Garotos; Holanda; 2014, dirigido por Mischa Kamp) e Delicada Atração (Inglaterra; 1997; direção de  Hettie MacDonald), além de muitos filmes de sucesso tailandeses como O Amor de Sião (ou Siam), mesmo Banguecoque Love Store tem esse sentido da primeira vez, assim como Brokeback Mountain... Filmes que falo sempre em meus pôstes.  

Hiran Pinel...