segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

KRIST E SINGTO: "MODOS DE SER" ATOR NO MELODRAMA E NO DRAMA.

Hiran PINEL

O melodrama ainda é o melhor meio para se revelar um "grande ator", e esse é o caso do ator tailandês Krist Perawat, no personagem Arthit, de "Sotus", na série "Our Skyy" (5o episódio). 

É de longe o melhor episódio, pois mais maduro, e é a melhor interpretação de Krist, até porque o "cinema de lágrimas" ajuda, na tela, aos histéricos, aos "ukes". O que é "uke"? Nas artes (série, cinema, mangás etc.) são os homens que portam em si, como potência, o poder feminino. "Uke" é mais do que ser passivo, submisso ou submetido, mais do que escravo que se escravizou ao seu bel prazer. "Uke" é descontrole: um gato que vive a reclamar cuidados, logo é ativo em seus queixumes, é um mandão. O "uke" só o é, pois tem seu outro lado indissociado, o "seme", logo sem a rigidez de papel, "uke" (e "seme") tem sua riqueza constrangedora e altamente provocativa, dependendo o roteiro. O termo "suke" engloba "seme" e "uke", mas se atentarmos, vai além.

Veja que Singto, parceiro de Krist, opta pelo drama, e não pelo melodrama. O drama é o que lhe "cai bem" como Kongpob, sendo um "seme", ou seja, um homem que porta em si a força masculina, força essa, que só existe, pois é interligada com aquele homem com potência feminina ("uke"), seu complemento. "Seme" é mais do que ser ativo, dominador e autoritário - pode ser um algoz que deseja escravizar para ter prazer, e ficar preso a isso, a esse papel, que na sua carne não é rígido, mesclado de alegria e dor também. "Seme" é controle: um gato que adora cuidar, e ao fazê-lo, cuida das artes do cuidado.

Assim como Roberto Carlos cantou para que salvássemos as baleias que do mar estavam desaparecendo (kkk), eu vos imploro prezado leitor, salvem esse casal (couple) da/ na Tailândia, que é também do Brasil e de todo o "mundo e universo de tudo que há" (kkk)... Salvem Arthit e Kong... Sejamos seus fãs, suas fãs... Prêmios pros dois.
 
NOTAS:
* Uke e Seme, que na prática são indissociados, pois um depende do outro... São termos cuja origem japonesa, muito popular entre os fãs (otakus - eu sou kkk), quase uma gíria para passivo (uke = receber o ataque; abocanhar) e ativo (seme = atacar; agir; tomar decisão de). 


** Na Psicologia Profunda de Carl Gustav Jung eu recorreria a quatro termos, dois "termos casais": I) Ying e Yang; II) Anima e Animus. Jung traz termos mais criativos e aprofundados na pesquisa clínica.