terça-feira, 25 de dezembro de 2018

O "FAN-SERVICE"...
"Fanservice" ou "fan servive" ou "fan-service" ou "serviço para as fãs".

Trata-se de uma espécie de continuação da série só que "fora da tela", em outro "palco", palco esse que pode ser qualquer espaço, como em uma loja do shopping, em um saguão do aeroporto etc. 

É o "fanservice" um tipo de prática de teatro, cujo roteiro vem da série (que tem um autor), em os protagonistas, estando diante das fãs, acabam por se recriar o texto original, com mais autores, autores que ali são os atores propriamente ditos e as fãs. As fãs  pedem pros ídolos/ atores fazerem poses diferentes das séries (ou poses que complementam a série, que vão além), pedem para dizer coisas que completam a série etc. Emerge um segundo roteiro.

Por exemplo, elas querem saber se os dois protagonistas são casal na vida real; se eles se amam apaixonadamente; se já transaram sexualmente etc. Elas não gostam de saber que eles são héteros (mesmo isso sendo bem evidente), e nem que têm namoradas. No "fanservice" amplia-se a fantasia das fãs, a sua alienação, o seu afastamento do real. 

O "fanservice" interessa à TV, pois amplia a popularidade do programa, pois as fãs filmam e postam no You Tube, em blogs pessoais etc. 

A rede de fã clube é poderosa, havendo uma profissionalização daquelas que são líderes, podendo mesmo serem contratadas pelas TV ou pelos ídolos - sendo assim uma peça fundamental da engrenagem da indústria do entretenimento.

Os ídolos fazem uma série que está sendo famosa. Eles já são  funcionários da TV, são pagos para  fazer isso (a série). 

O fanservice é um outro trabalho do ator. Estando ele fora da TV, ele representa ou super-representa o personagem misturado com ele mesmo (a sua pessoa) e passa a agradar as fãs. 

As fãs dão presente e mimos para os ídolos, inclusive dinheiro, joias de ouro, roupas de marcas etc. 

Os presentes que dão pode ser considerado como uma espécie de "pagar ingresso de teatro", um estranho teatro ou um teatro do povo. As fãs produzem um roteiro, fazem entrevistas "obrigando" aos atores dar respostas desejáveis a elas. 

Há notícia de fanservice em que o ator recebeu muitos presentes caros, como ouro, carro e até apartamento... 


NOTA: Hiran Pinel, autor.