sexta-feira, 25 de março de 2016

Filme... apreciação... 

"Buakaw" ou "Bwakaw" (Filipinas, 2012, direção de Jun Lana ou Juan Robles Lana; protagonista: Eddie Garcia, como Renê - maravilhoso).


UM IDOSO, SEU CÃO & SOL... A VIDA SEMPRE VEM...
Hiran Pinel

Renê é idoso, desvelou-se gay aos 60 anos de idade, e agora, próximo aos 70 anos de idade, acha que não consegue mais amar, e que nem um companheiro encontrará para ter uma morte acompanhada. O homem é depressão, é tristeza e rabugice. Ele fez um testamento deixando o pouco que tem aos poucos amigos, nem tão chegados assim. A casa dele desvela que tudo está embalado, amarrado, rotulado - com destinatário, pronto a ser entregue aos outros, justo ele que tem pouco de si como ser-no-mundo. Metódico, ele compra um caixão aproveitando uma liquidação de verão de uma funerária - deita nele... comédia essa parte. Hoje em dia a única companhia que ele tem é do cão Buakaw ou Bwakaw (ou Princess), um vadio que paira em torno de sua casa, e que o segue onde quer que ele vá caminhar, e nas horas mais terríveis, quando na procura sentido de ser-si junto ao outro no mundo. Renê aguarda o dia da sua morte, porém ele recebe a maior surpresa de sua vida: o seu cão está com câncer. Fica surpreendentemente afetado, e percebe que ele valoriza Buakaw mais do que ele imaginava. Em sua luta para obter o cão curado, Renê encontra conforto na pessoa mais improvável: Sol, um motorista de carro com 3 rodas que o ajuda a levar o cão ao veterinário. Uma amizade nasce ali, um homem com outro homem. Estimulado pela amizade de Sol, Renê começa a viver. Pouco a pouco ele descobre alegrias simples. Para a surpresa de seus amigos, ele ainda tem energia para pintar os cabelos com o finco de parecer mais jovem - a cena é linda, e retira a tristeza dela, assim como o kitch o cafona kkk. Um dia, ele finalmente decide fazer uma revelação a Sol, contando-lhe que é gay e que nutre sentimentos por ele. Sol se surpreende, não gosta nada do revelado, e diz que não sente o mesmo. Renê é rejeitado. Nesse meio tempo, a condição de Buakaw fica pior. Renê leva o cão ao antigo "Santo Enterro" (uma estátua de Jesus Cristo, supostamente milagrosa) que ouviu dizer pode salvar Buakaw. O cão morre, e os vizinhos do Renê vão ajudá-lo a enterrar, aquele que o amou sem exigir nada, desconsiderando a velhice odiada pela sua cultura, as rugas produtoras de nefastos, a noção equivocada de que velho não faz sexo. Mas a morte de Buakaw, mesmo enquanto ele ainda era apenas iminente, fez a diferença no existir daquele velho homossexual. Renê encontrou uma nova apreciação pela vida, e o que é um dos momentos mais ricos do filme: decide desempacotar as coisas que já quis dar para outras pessoas, então sua casa fica mais habitável. Ele é, ao afinal, um ser ainda vivo, e os mais jovens já morreram para ele - Buakaw e Sol - uma morte concreta, outra morte simbólica. A vida veio, e o que lhe cabe é vivê-la, justamente naquilo que lhe resta de oxigenação.
[Hpinel]

Eddie Garcia na magistral interpretação de Renê e Princess. Sucesso absoluto nas Filipinas, Ásia, Estados Unidos e até Brasil.