domingo, 13 de março de 2016


obra de arte em série da TV tailandesa... 

SINOPSE OBJETIVA DE "LOVE SICK THE SERIES" (2014-2015)


Conduzindo mister Noh...


O adolescente Noh pede que Phun, seu colega e membro de uma espécie de Diretório Acadêmico, o ajude com o orçamento de seu clube de música da escola. O seu clube fez um projeto pedindo grana, no tempo certo exigido pela instituição, mas houve um erro no pedido de grana à direção, e seu clube irá receber menos que o orçamento combinado. Noh se queixa muito em frente a Phum, que se compadece dele kkk
Phum propõe uma troca: ele, que é de família milionária, ajuda pessoalmente a Noh, dando-lhe a grana que falta, mas precisa de um esforço e sacrifício dele. Trata-se de um favor muito pessoal e íntimo: ele pede a Noh que seja seu namorado de fingimento - isso mesmo, é uma proposta ousada. Mas por que?
Vamos ao caso: Seu pai quer que ele saia/ namore com a filha de seu amigo rico, mas ele não quer, pois tem namorada e a ama demais. Mas ela não tem estirpe familiar. Phun diz a Noh que a única pessoa que poderia tirar essa ideia da cabeça de seu pai, é sua irmã mais nova. Como assim? Ela é apaixonada por "mangás yaoi", donde os personagens masculinos são íntimos um do outro, insinuam amor, namoro, beijos, abraços, carinhos, trocam flores, são ingênuos etc. Nesse tipo de mangá, parece os meninos se preparam para um dia namorar as meninas, e eles o fazem através de carinhos que um dia serão transferidos para elas. Confuso?Temos que respeitar (questionando) a cultura, as religiões, os modos de abordar as meninas etc.
Phun pede a Noh para fingir ser seu namorado na frente de sua irmã - só isso, um pedido bobinho assim kkk. Por que na frente dela? Para que ela possa ficar envolvida e motivada em vê-los juntos, e imaginá-los como personagens dos yaoi, e com isso convencer ao seu pai (de Phun) de que ele não quer uma namorada, sem, entretanto, dizer que ele é gay (um yaoi, portanto), pois o pai poderia ficar enfurecido, indicando algum preconceito paterno. Só ela é capaz de convencer ao pai. A irmã, vamos dizer, amaria ver o irmão e Noh tal qual os personagens daqueles mangás.
Noh, no começo, rejeita a proposta, mas sem dúvida tem duas certezas: [1] Phum é namorador (?), tem de fato uma namorada, ela é linda, e os meninos morrem de inveja; [2] Ele, Noh, é namorador (?), não é gay, e tem uma namorada mais linda ainda, e que é amiga daquela que ama Phum. Finalmente, Noh é convencido em nome da grana que precisa.
Entretanto, acontece algo que não esperavam: a irmã de Phum passa a exigir que os dois fiquem juntos, e tenham atitudes mais permanentes e cotidianas de afetos e carinhos sem ter fim, como dormir coladinhos, abraços e beijos na boca, cochichos, banho juntos etc., como nos yaoi. Vai daí os colegas da escola começam a desconfiar de Phum (e de Noh) e os estimulam, não os reprimem tanto, havendo cena explícita apenas de preconceito aos kathoeys (ou 3o Sexo).
Conversa vai, conversa vem - e a carne é fraca kkk O amor aparece com força de uma amizade.




***      ***      ***
FONTE DA OBRA....
A série é baseada em um famoso romance on line (internet) - de fato um mangá - uma fã fics chamada "Love sick: A vida caótica dos garotos de shorts azuis". Fama em alguns países da Ásia onde o tema não é proibido ou condenado.



TEMPORADAS E EPISÓDIOS
Teve duas temporadas, correspondentes a 4: a primeira com 13 episódios, a segunda com 36 - acho.





SUCESSO: ALGUNS PARÂMETROS
O sucesso do ano (2014/ 2015) na Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Japão, Laos, Vietnã, Camboja, Butão, Indonésia, Malásia, Singapura, Coréia do Sul, Bangladesh (Myanmar), Nepal, parte da China Popular, parte da Rússia etc. Os protagonistas receberam títulos em diversos países etc. Os fanmeetings se ampliaram mais e mais com essa série - a outra que provocou também foi Hormones The séries (minhas duas paixões kkk). Envolveu tambem parte dos Estados Unidos, Portugal (graças eu assisti com legendas), Espanha etc. Graças a internet (leia-se You Tube) o sucesso mais se ampliou pegando Uruguai, Venezuela, México e Brasil (o maior sucesso... eu garanto kkk Em falei com todo mundo, meus alunos e alunas passaram a assistir... Me senti o empresário kkk Odeio empresários de artistas kkk). Os protagonistas, atores Captain e WhiteWo, passaram a ter salários altos. Também teve ampliado salário o ator Ngern.



FÃS
As maiores fãs dessa série são as meninas, que naquela redondeza, amam os mangás yaoi e os personagens. Esse tipo de mangás, surgidos no Japão, são preferidos pelas mulheres e não necessariamente pelos gays. Elas amam os personagens da séries, são as mais frequentes nos fanmeeting... As mulheres endoidecem, desmaiam... Já escrevi (e publiquei em um blog) sobre o tema, tentando compreender a paixão dessas fãs (corpo feminino) por personagens que se insinuam gays (pra nós brasileiros) ou rapazes que criam bromances entre eles, fazem carícias um no outro.



PRECONCEITOS
Uma das críticas que se pode fazer a essa série, é que não aparece de forma frontal preconceitos contra os meninos que se acariciam, é inclusive estimulado pelos colegas, escola.... Parece um país ideal para ser gay.... Ledo engano: tem pequenas e raras cenas de preconceitos contra os kathoeys... Como vimos, os preconceitos contra os kathoey é forte na Tailândia e em partes da Àsia... Kahotey (em tailandês: กะเทย), ou katoey, é um termo utilizado na Tailândia que, muitas vezes, se refere à transgêneros MtF (Male to Female, Macho para Fêmea em inglês) ou até mesmo a um gay afeminado - diríamos transmulher ou transhomem. Algumas vezes os mesmos também são chamados de ladyboys, ou como são (ou phuying) praphet song ("um segundo tipo de mulher"), ou mesmo phet thee sam (terceiro sexo). A palavra kathoey é tida como de origem khmer.




APRECIAÇÃO
Comédia na certa, drama na certa.... Nunca me diverti tanto, nunca refleti tanto sobre a adolescência (e juventude) com a qual trabalho como professor.... É o eterno jogo da realidade e da ficção (fantasia). E isso tudo entro da cultura (e clima) tailandesa.


A ESCOLA: PÚBLICA?
Parece-me que a escola dessa série é privada e católica - tem estátuas de santos, como uma do Sagrado Coração. Ao mesmo tempo, eu acho que tem um espaço dentro da instituição para o Budismo. Também destaco que os atores são mostrados indo ao Budismo (os atores na realidade). Pode ser que na Tailândia convive bem Cristianismo e Budismo.